• Escola Montessoriana

O Respeito ao Momento da Criança




Para aqueles que se iniciam no método Montessori, certamente podem se perguntar o que faz a educação Montessori tão diferente?


Existem várias respostas. Dessa forma, vamos falar sobre cada um desses diferenciais nos próximos textos.



A criança protagonista


A essência do método montessori considera a criança sempre como o centro da educação. Ela não é um ser perdido, sem instrução, mas um ser que possui um guia interior, capaz de encontrar seu caminho, à medida que possui liberdade para aprender.


A primeira coisa é entender que a vontade da criança importa muito e isso não significa mimá-la, mas, sim, ouvi-la.


Como respeitar a criança?


Talvez, os adultos acreditem que sabem respeitar as crianças, mas não respeitam a personalidade única de cada uma delas.


(...) as crianças devem ser respeitadas como personalidades sociais e humanas de primeira grandeza. Por exemplo, nós achamos natural entrar [em algum lugar] e dizer às crianças: “O que vocês estão fazendo?”, “Por que você fez isso?”. Com grande frequência a criança não sabe responder. Essa interrupção abrupta não é sinal de respeito. Fazemos isso porque achamos que a personalidade da criança é inferior. Nisso estamos errados”.
Maria Montessori


Certamente, não erramos de propósito, erramos porque acostumamos a ver a criança apenas pela ótica do ser indefeso que nada sabe sobre si. Mas isso retira da criança a possibilidade de que ela traga toda a sua potencialidade.


Respeitar a criança é permitir que sua vontade seja ouvida e considerada.

Significa valorizar os esforços da criança, permitir que ela descubra alguns caminhos sozinha, respeitar o ritmo de aprendizado dela, entender que ela é especial do seu próprio jeito.



Respeitar a criança é também respeitar a concentração dela.



O respeito na sala de aula Montessori


A Montessoriana Escola Infantil estimula e valoriza esse respeito diariamente em sala de aula. Atuamos de acordo com o método para que funcione essa parceria família e escola.


1. Evitamos interromper as crianças:


Ao contrário das salas de aula tradicionais que criam cronogramas e regras estabelecidas. Aqui, respeitamos a vontade da criança. Isso deixa a criança mais interessada na atividade que ela realiza. Além de que, quando você interrompe a atividade de uma criança, tira dela a concentração e o foco no que está fazendo.


2. O ritmo de cada criança é respeitado:


Cada criança é única e isso deve ser respeitado. Assim, diferente das escolas tradicionais que procuram igualar o ritmo de cada criança, aqui, respeitamos o tempo de cada uma. Ir mais rápido ou mais lentamente não significa maior capacidade, apenas a forma como cada uma trabalha.


3. Ensinamos a amar o aprendizado


Nosso objetivo é estimular a curiosidade natural das crianças. Todas elas possuem a vontade de aprender e alguns métodos podem incentivar ou limitar essa vontade.

Aqui, nosso foco não são notas e desempenho, mas o quanto ela busca conhecer o mundo a sua volta e interagir com ele. Esse é o caminho para se desenvolver.

O adulto que procura criar em si mesmo a vontade de respeitar a natureza da criança já estará muito perto de conseguir. E uma natureza respeitada permite uma vida divertida, ativa e cheia de aprendizado. Entenda que a criança está se conhecendo ainda, conhecendo as outras pessoas e o mundo. E a criança que cresce sendo respeitada aprende a respeitar também.

8 visualizações
Nossa Localização:
Endereço:

SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF

Telefones:

(61) 3345-0445  / 3245-4443

Segunda à sexta - 8:00 - 18:00

© 2020 by Escola Montessoriana |  Terms of Use  |   Privacy Policy