
Para aqueles que se iniciam no método Montessori, certamente podem se perguntar o que faz a educação Montessori tão diferente?
Existem várias respostas. Dessa forma, vamos falar sobre cada um desses diferenciais nos próximos textos.
A criança protagonista
A essência do método montessori considera a criança sempre como o centro da educação. Ela não é um ser perdido, sem instrução, mas um ser que possui um guia interior, capaz de encontrar seu caminho, à medida que possui liberdade para aprender.
A primeira coisa é entender que a vontade da criança importa muito e isso não significa mimá-la, mas, sim, ouvi-la.
Como respeitar a criança?
Talvez, os adultos acreditem que sabem respeitar as crianças, mas não respeitam a personalidade única de cada uma delas.
(...) as crianças devem ser respeitadas como personalidades sociais e humanas de primeira grandeza. Por exemplo, nós achamos natural entrar [em algum lugar] e dizer às crianças: “O que vocês estão fazendo?”, “Por que você fez isso?”. Com grande frequência a criança não sabe responder. Essa interrupção abrupta não é sinal de respeito. Fazemos isso porque achamos que a personalidade da criança é inferior. Nisso estamos errados”.
Maria Montessori
Certamente, não erramos de propósito, erramos porque acostumamos a ver a criança apenas pela ótica do ser indefeso que nada sabe sobre si. Mas isso retira da criança a possibilidade de que ela traga toda a sua potencialidade.
Respeitar a criança é permitir que sua vontade seja ouvida e considerada.
Significa valorizar os esforços da criança, permitir que ela descubra alguns caminhos sozinha, respeitar o ritmo de aprendizado dela, entender que ela é especial do seu próprio jeito.

O respeito na sala de aula Montessori
A Montessoriana Escola Infantil estimula e valoriza esse respeito diariamente em sala de aula. Atuamos de acordo com o método para que funcione essa parceria família e escola.
1. Evitamos interromper as crianças:
Ao contrário das salas de aula tradicionais que criam cronogramas e regras estabelecidas. Aqui, respeitamos a vontade da criança. Isso deixa a criança mais interessada na atividade que ela realiza. Além de que, quando você interrompe a atividade de uma criança, tira dela a concentração e o foco no que está fazendo.
2. O ritmo de cada criança é respeitado:
Cada criança é única e isso deve ser respeitado. Assim, diferente das escolas tradicionais que procuram igualar o ritmo de cada criança, aqui, respeitamos o tempo de cada uma. Ir mais rápido ou mais lentamente não significa maior capacidade, apenas a forma como cada uma trabalha.
3. Ensinamos a amar o aprendizado
Nosso objetivo é estimular a curiosidade natural das crianças. Todas elas possuem a vontade de aprender e alguns métodos podem incentivar ou limitar essa vontade.
Aqui, nosso foco não são notas e desempenho, mas o quanto ela busca conhecer o mundo a sua volta e interagir com ele. Esse é o caminho para se desenvolver.
O adulto que procura criar em si mesmo a vontade de respeitar a natureza da criança já estará muito perto de conseguir. E uma natureza respeitada permite uma vida divertida, ativa e cheia de aprendizado. Entenda que a criança está se conhecendo ainda, conhecendo as outras pessoas e o mundo. E a criança que cresce sendo respeitada aprende a respeitar também.
Comments