1. A Mente Absorvente de Maria Montessori
A Mente Absorvente é uma das principais obras de Maria Montessori e foi criada a partir de palestras que ela ministrou na Índia. Nessas palestras, ela explica o método e traz o conceito de “mente absorvente”.
Montessori percebeu que o desenvolvimento das crianças acontece em fases. A primeira fase que vai do nascimento aos seis anos de idade é conhecida como mente absorvente. No início, essa mente é inconsciente e a criança absorve informações e aprendizados sem saber. Tudo que ela faz é absorvido. Já, posteriormente, a criança passa a responder a esses estímulos e, assim, desenvolver suas capacidades motoras e de aprendizagem.
Assim, nesse livro, Montessori fala do desenvolvimento cognitivo infantil, uma das principais bases do método.
2. O Segredo da Infância de Maria Montessori
Para aqueles realmente apaixonados pelos pequenos, esse é um livro que mostra a devoção de Maria Montessori às crianças.
Na primeira parte, ela faz uma explicação da teoria que baseia o método, fala da história das descobertas psicológicas e das observações iniciais. Já na segunda parte, o livro aborda o trabalho de Maria Montessori como psiquiatra com crianças e como era empregado o método na prática.
Na terceira parte, Montessori convida o adulto a tratar e a olhar a criança de forma diferente do que é acostumado. O adulto enxerga a criança como um ser que precisa constantemente de ajuda e o livro mostra que ela tem dentro de si a construção de seu próprio desenvolvimento.
O texto é fluido e mostra como entender a criança de forma mais profunda.
3. “A Criança” de Maria Montessori
Outro livro muito conhecido de Maria Montessori é “A Criança”.
Nele, ela aborda principalmente a importância da primeira infância e as formas de valorizar a inteligência da criança.
Maria Montessori mostra que o adulto considera a criança desprovida de orientação interior e espera que ela preencha as expectativas dele. Porém, é preciso deixar que a criança ouça e siga esse professor que há dentro dela. O adulto deve evitar abafar essa voz, o que ele costuma fazer mesmo sem intenção. Deixar que a criança se desenvolva de dentro pra fora e não de fora pra dentro. Permitir que a criança ouça e siga o próprio guia interior.
4. Método Montessori: Uma introdução para pais e professores por Paula Polk Lillard.
Se você ainda é novo no assunto e procura um livro menos denso para começar a entender a abordagem, esse livro pode te ajudar.
Paula Polk Lillard descreve o método a partir da própria experiência como educadora e mãe.
Assim, é possível ter os primeiros contatos com o método pelo olhar de quem viveu a experiência de executar a teoria. Paula permite que o leitor se identifique com ela e entenda as barreiras e facilidades de colocar em prática tudo o que Maria Montessori ensinou.
5. Método Montessori na educação dos filhos por Tim Seldin.
Esse livro é na realidade um guia prático para você que quer aplicar o método o mais rápido possível. É importante lembrar que Montessori levou anos para desenvolver toda a teoria e que antes de executá-la, é necessário entender a essência da autonomia da criança.
Mas se você acabou de ter um filho e quer um norte prático. Esse pode ser um ótimo guia para consultas diárias sobre o método.
Dica bônus:
Pequeña & GRANDE Maria Montessori de Maria Isabel Sánchez e ilustrado por Raquel Martín
Como dica bônus trago para vocês um livro sobre Maria Montessori que faz parte de uma coleção sobre grandes personalidades. Infelizmente, o livro original é em espanhol e ainda não possui tradução para o português, mas ainda assim, vale a recomendação.
O grande diferencial desse livro é ser voltado para as crianças. Assim, chama a atenção pelas ilustrações sobre o personagem histórico em questão. Perfeito para estimular o interesse das crianças pela história de Maria Montessori e formar adultos com ótimas referências.
Comments