top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Crianças e a desobediência


Os adultos são muito importantes para as crianças. Elas desejam se tornar como ele e é a partir deles que ela estabelece sua relação com o mundo. Dessa forma, ao contrário do que se pensa, a criança não gosta de desobedecer. Ela quer agradar ao máximo os seus pais.

Mas por que acontecem os comportamentos desobedientes?

O que acontece é que o comportamento natural da criança é o movimento. Dentro de si, a criança sente a necessidade de conhecer e explorar. E é impossível fazer isso quieta num canto.

Assim, a criança entra em um conflito: ao mesmo tempo em que deseja obedecer os pais, dentro dela, a natureza pede que ela conheça e explore o mundo. Dessa forma, os adultos é que precisam entender esse embate e passarem a concordar com a natureza da criança.



obediência criança montessori
Fonte: Reprodução Canva

A compreensão do adulto


Peça à criança aquilo que ela pode oferecer, o comportamento que já faz parte da natureza dela. Em relação àqueles comportamentos que ela ainda não desenvolveu, observe, explique e espere.


Peça a obediência que a criança possa dar com prazer e alegria.

Ao pedir que a criança fique quieta, o pedido é que ela deixe de seguir a própria natureza. É como se pedisse a tristeza da criança e, por conta disso, ela não pode obedecer. Acima da autoridade do adulto, está a autoridade da vida.

A obediência natural

Para Maria Montessori, a obediência surge com alegria. Porém, a obediência que traz felicidade à criança não vem da opressão, do medo ou da recompensa. A criança irá obedecer com prazer os adultos que ela admira.

E o adulto que ela admira será aquele que consegue compreender as necessidades dela. O adulto capaz de enxergá-la, que a percebe a medida em que organiza um ambiente preparado para ela e que a trata de forma cuidadosa e firme. A criança admira quem a auxilia a conquistar a própria independência. No fundo, ela quer se tornar aquele adulto que ela acha fascinante, por isso ela o obedece.



obediência criança montessori
Fonte: Reprodução Canva

A verdade é que nem todo adulto merece obediência, porque muitas vezes essa obediência vem da impaciência, da irritação e isso não colabora com o crescimento da criança.


No começo, pode ser difícil conquistar esse posto de confiança, mas insista, porque valerá a pena quando perceber a autodisciplina da criança. Valerá a pena perceber seu filho obedecer por vontade própria àquilo que ele acredita.

396 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page