top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Montessori em casa: Atividades de linguagem



O primeiro contato que a criança tem com a linguagem é por meio da voz de outras pessoas. A partir da voz dos pais, a criança começa a tentar estabelecer algum tipo de comunicação. Com o tempo, o sons mais escutados tendem a se organizar no cérebro da criança e, em geral, até o primeiro ano de idade ela começa a pronunciar as primeiras vogais e, posteriormente, as primeiras sílabas.

Por enquanto, as sílabas pronunciadas ainda não possuem significado para a criança. Quando a criança percebe a relação entre o significado e o som, é um momento importante para o método montessori que deve ser valorizado. Assim, atividades relacionadas à Linguagem pode ser utilizadas para estimular essa associação de som e significado.


alfabeto linguagem montessori
Fonte: Reprodução Foto de cottonbro/Pexels

A PARTIR DOS DOIS ANOS DE IDADE


Nessa idade, a criança já possui um vocabulário de mais ou menos 50 palavras. Outro aspecto importante da linguagem surge nesse momento: a gramática. Ela começa a entender as noções de passado, presente e futuro da língua.

O Período Sensível da Linguagem deve ser percebido e estimulado. A voz dos adultos é de extrema importância. A partir da interação do adulto é que a criança irá desenvolver a fala.


Dicas para estimular a fala da criança:


  • Procure falar de forma clara com a criança.

  • Evite mudar a voz ou o tom da voz.

  • Evite eletrônicos: Eles tiram tempo

de interação real com a criança.

  • Eletrônicos não colaboram com a relação som e significado que a criança deve fazer

nesse momento. Para ela, é complicado entender a relação quando não faz parte da realidade, mas sim de uma tela do celular.

  • Realize atividades de linguagem com a criança


A Montessoriana Escola Infantil realiza atividades diárias com as crianças para desenvolver a

linguagem. No vídeo abaixo, a professora Danielle fez a Roleta dos Fonemas. A atividade reforça os fonemas e os sons de cada letra.



Professora Danielle ensina atividade Roleta de Fonemas



Nesse outro vídeo, a professora Patrícia ensina uma atividade para as crianças trabalharem as flexões de substantivo quanto ao gênero: o masculino e o feminino.


Professora Patrícia ensina atividade de flexão de gênero



A Montessoriana Escola Infantil está com as aulas presenciais suspensas durante o isolamento, de acordo com as recomendações do GDF. Aguardem aulas remotas em breve ou entrem em contato para mais informações pelo e-mail: montessoriana.coord@gmail.com

2.658 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page