Se as necessidades de movimento, de linguagem, de independência, de amor, de segurança, de disciplina e de ordem forem providenciadas no ambiente familiar e escolar, a criança estará pronta para expandir o seu potencial.
O termo “criança normalizada” se refere ao equilíbrio natural da criança, significa permitir à criança condições de movimentar-se com liberdade de escolha, diante das suas necessidades, o que dispensa interferências desnecessárias do adulto.
Este trabalho pode e deve ser realizado com a parceria Família e Escola:
A criança normalizada na Família
A partir dos 3 anos, a criança já
consegue vestir-se sozinha, sendo assim, permitam que seu filho faça esse exercício sozinho (a) respeitando o tempo dele (a).
À medida que a criança consegue
servir à mesa, e versar líquido, favoreçam estes hábitos nas refeições.
Utilizem um vocabulário adequado,
sem palavras no diminutivo e falas infantilizadas.
Incentivem e deem o exemplo para que seu filho cumpra regras, em qualquer
ambiente social.
Estimulem seu filho a concluir o que começou.
Deleguem a seu filho a responsabilidade de reorganizar o ambiente após usá-lo.
Deixem que seu filho tente resolver os conflitos sociais.
Deem pequenas tarefas a seu filho respeitando sempre a sua capacidade de entendimento.
Elogiem seu filho nas boas ações, estimulem valores, as virtudes e os bons hábitos nas suas condutas diárias.
A criança normalizada na Escola Montessoriana
Na nossa Escola Montessoriana, nós favorecemos a livre escolha da criança em relação
ao trabalho e com quem deseja trabalhar (individual ou em grupo).
Não trabalhamos com punições, acreditamos que seja uma conduta prejudicial.
Libertamos a criança da ajuda do professor.
Acreditamos que a disciplina espontânea venha do interior da criança e não da imposição da professora.
Estimulamos a criança a dividir o uso de tudo o que for pertinente.
Ensinamos que quando algo da sua preferência está em uso, se faz necessário esperar
até que esteja disponível.
Despertamos na criança a felicidade da descoberta, através da automotivação.
A normalização é um processo, e como todo processo, não acontece com a rapidez que muitas vezes nós professores queremos. É preciso ter paciência e acompanhar a evolução natural da criança. Assim, a normalização acontece de maneira espontânea e consciente.
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