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A criança normalizada I: A Parceria Família e Escola



Se as necessidades de movimento, de linguagem, de independência, de amor, de segurança, de disciplina e de ordem forem providenciadas no ambiente familiar e escolar, a criança estará pronta para expandir o seu potencial.

O termo “criança normalizada” se refere ao equilíbrio natural da criança, significa permitir à criança condições de movimentar-se com liberdade de escolha, diante das suas necessidades, o que dispensa interferências desnecessárias do adulto.

Este trabalho pode e deve ser realizado com a parceria Família e Escola:


A criança normalizada na Família


  • A partir dos 3 anos, a criança já

consegue vestir-se sozinha, sendo assim, permitam que seu filho faça esse exercício sozinho (a) respeitando o tempo dele (a).


  • À medida que a criança consegue

servir à mesa, e versar líquido, favoreçam estes hábitos nas refeições.


  • Utilizem um vocabulário adequado,

sem palavras no diminutivo e falas infantilizadas.


  • Incentivem e deem o exemplo para que seu filho cumpra regras, em qualquer

ambiente social.


  • Estimulem seu filho a concluir o que começou.


  • Deleguem a seu filho a responsabilidade de reorganizar o ambiente após usá-lo.


  • Deixem que seu filho tente resolver os conflitos sociais.


  • Deem pequenas tarefas a seu filho respeitando sempre a sua capacidade de entendimento.


  • Elogiem seu filho nas boas ações, estimulem valores, as virtudes e os bons hábitos nas suas condutas diárias.



A criança normalizada na Escola Montessoriana


  • Na nossa Escola Montessoriana, nós favorecemos a livre escolha da criança em relação

ao trabalho e com quem deseja trabalhar (individual ou em grupo).


  • Não trabalhamos com punições, acreditamos que seja uma conduta prejudicial.


  • Libertamos a criança da ajuda do professor.


  • Acreditamos que a disciplina espontânea venha do interior da criança e não da imposição da professora.


  • Estimulamos a criança a dividir o uso de tudo o que for pertinente.


  • Ensinamos que quando algo da sua preferência está em uso, se faz necessário esperar

até que esteja disponível.


  • Despertamos na criança a felicidade da descoberta, através da automotivação.




A normalização é um processo, e como todo processo, não acontece com a rapidez que muitas vezes nós professores queremos. É preciso ter paciência e acompanhar a evolução natural da criança. Assim, a normalização acontece de maneira espontânea e consciente.

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