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  • Foto do escritorEscola Montessoriana

O poder de observar para avaliar no Método Montessori



A escola tradicional ensina que o papel dos educadores é interagir com a criança. Assim, quando nos deparamos com os ensinamentos montessorianos, ficamos um pouco perdidos quando entendemos que, muitas vezes, nossa maior colaboração é sendo um observador atento.


A observação é subestimada. As pessoas não acham que observar é realmente participar da educação, por conta isso, confundimos observação com falta de atividade. Mas é importante entender a importância da observação e o respeito que ela traz consigo.


É a partir da observação que você pode respeitar sua criança. Como saber quem ela é, o que gosta e como age, sem antes observá-la? Muitas pessoas fazem isso: já saem dizendo o que é e o que não é pra ser feito sem nunca terem realmente parado para observar a criança. Isso torna a educação generalizada e é quase como se a pessoa não enxergasse a criança, mas estivesse passando por cima dela para externar conceitos que, na realidade, só se referem a si mesmo.


Esse é um grande diferencial montessori de educação: nossos educadores entendem a importância da observação atenta e constante. Quando observamos com calma e em silêncio uma criança que realiza uma atividade concentrada, também podemos aprender com ela. Entendemos seus jeitos, suas expressões, a fase e o período sensível em que ela se encontra. A apreciação é um presente para aqueles que sabem ter paciência de observar.


A observação é uma forma de respeito pela criança


A criança que cresce em um ambiente em que está sempre recebendo ordem e nunca tem oportunidade de viver a calma, fará com que ela cresça ansiosa, agitada. Muitas vezes, os pais reclamam que seu filho é impaciente e hiperativo. Mas se a criança não aprendeu o que é o silêncio e a observação, como pode ela se tornar uma criança calma?



montessori observação constante da professora
professora, ao fundo, observando, enquanto as crianças trabalham


A professora Montessoriana


Grande parte das pessoas não cresceu diante das teorias montessorianas, mas isso não as impede de se tornarem grandes educadoras. Entretanto, para isso, será necessário estudar e absorver os ensinamentos com muito carinho a fim de se tornar pronta. A função da professora Montessoriana deve ser, em primeiro lugar, aprender a observar a si mesma, para que internalize a calma, o silêncio e, assim, permitir que a criança tenha liberdade de se expressar e se expandir para construção de sua independência.


A professora Montessori capaz de uma observação constante, se torna:


  • Protetora do ambiente: ela observa e cuida do ambiente


  • Encantadora para a criança: a professora encanta a criança, a partir do momento em que a criança é capaz de admirá-la.


  • Envolvida com o mundo da criança.


  • Aberta a entender que o caminho da criança pode não ser o caminho que ela achou que era.


  • Guia da criança para o caminho da disciplina.


  • Humilde para entender que a criança é a protagonista


Caso contrário, a professora seria um obstáculo ao desenvolvimento da criança. No livro de Maria Montessori, Mente Absorvente (1949), ela diz:


“O feliz dever da professora é mostrar o caminho para a perfeição, fornecendo os meios e removendo os obstáculos começando por aquele que ela mesma pode opor: porque a professora pode se transformar num obstáculo imenso”


Assim, a observação constante permite que aconteça o verdadeiro crescimento de ambos os lados.





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