• Escola Montessoriana

A concentração conquistada



Estar atento é viver com plenitude o momento presente. A concentração da criança nada mais é do que viver completamente o agora, percebendo a si mesmo e permitindo conhecer os próprios sentimentos e sensações.


Observe que quanto mais nova a criança, mais concentrada ela costuma ser. Se ela pega um objeto, fica completamente absorvida pelo formato, sons e sensações daquele objeto.


A concentração da criança é curiosa.


Ela quer entender como funciona o mundo. A criança se concentra pela repetição, ela é capaz de manusear um objeto por horas, andar pelo mesmo ambiente várias e várias vezes e tudo isso é a forma que ela tem de perceber e conhecer suas ações e o mundo a sua volta.

Com o tempo, a concentração diminui, porque a criança aprende que precisa ouvir tudo menos a si mesma. Aprende, ao observar os pais, que a vida é uma sequência de tarefas que devem ser realizadas todas ao mesmo tempo.

Quando interrompemos a criança durante essas atividades, estamos ensinando que ela não deve ouvir a si mesma e o que sente vontade de fazer, que ela não deve realizar uma atividade até sentir que finalizou. Ensinamos que o externo é que dita as regras.


A importância da concentração para o corpo


Uma das tarefas da concentração é dar à criança a consciência do próprio corpo. Com concentração, a criança aprende a se equilibrar, a observar como funcionam suas perninhas, como pegar os objetos, entre outras atividades.

Quando ela entende que seu corpo pode obedecê-la, ela pode utilizá-lo para trabalhar para se desenvolver ainda mais.

Por isso, é importante que os pais respeitem a criança que tenta se levantar e cair, ela está descobrindo a si mesma. Os pais devem mostrar os caminhos, como realizar as atividades afim de guiar a criança e, depois, permitir que ela faça sozinha, com concentração.


A importância da concentração para a vida


Vemos muitos adultos ansiosos, sempre preocupados com o futuro, com a próxima atividade a ser realizada. A criança que não tem a sua concentração respeitada, que não aprende a estar completamente entregue a tarefa do momento, pode crescer e desenvolver sintomas de ansiedade. Além disso, a criança que se concentra aprende a ignorar ruídos externos para prestar atenção em si. E, isso, pode ter uma importância crucial no futuro.

A criança que se concentra se desenvolve de maneira pessoal e social.


Criança concentrada na atividade

A Montessoriana Escola Infantil possui um ambiente que colabora com a concentração.

Além disso, os materiais são adequados para ensinar e organizar a mente da criança por meio da concentração, diferente dos brinquedos tradicionais que, em geral, não permitem uma boa concentração por conta do excesso de cores. Nossas professoras se dividem em cada turma para que não haja muitas educadoras em uma sala ao mesmo tempo. Tudo isso para permitir que a criança caminhe livremente, ouça a si mesma e escolha as atividades que mais sintam vontade de se concentrar.

3 visualizações
Nossa Localização:
Endereço:

SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF

Telefones:

(61) 3345-0445  / 3245-4443

Segunda à sexta - 8:00 - 18:00

© 2020 by Escola Montessoriana |  Terms of Use  |   Privacy Policy