• Escola Montessoriana

Não basta um quarto montessoriano,se a criança não tiver independência em toda a casa.



Dentro de todo o ensinamento do método, o quarto montessori tornou-se um dos mais famosos. A decoração charmosa e os objetos pequenos, ao alcance das crianças, chamam a atenção dos pais. Porém, o método é muito mais rico do que apenas um quarto e boa parte das pessoas acabam focando nele. Isto limita completamente as bases dos ensinamentos e até mesmo atrapalha as práticas montessorianas.

Quarto montessoriano : uma ilha dentro de casa

Ainda que seja bonito, não adianta ter apenas o quarto montessoriano. Quando isso ocorre, é como se criasse uma ilha dentro de casa. Tem sido muito comum relacionar a organização do quarto infantil com a aplicação do método e isso é resumir ensinamentos a um espaço, a uma estrutura. Isso não é ser Montessori.

É necessário que exista uma organização familiar baseada na teoria do método. Caso contrário, é apenas um espaço sozinho e limitado.

Fonte: Reprodução/Canva

Então, todos os cômodos precisam ser adaptados para o método montessoriano?

Definitivamente, não. O método Montessori é muito maior do que onde e como são colocados os móveis e os objetos. O mais importante é a liberdade da criança de participar das atividades que ocorrem em toda a casa. A base fundamental é permitir que a criança se movimente por todos os espaços, explore e realmente participe do que acontece a sua volta.


Por exemplo:


Na cozinha, a criança deve ter acesso a algumas frutas;


Na sala de jantar, ela deve conseguir se servir sozinha na mesa;


Na área de serviço, ela mesma deve conseguir lavar seu tênis;


e assim por diante.


Quando há apenas o quarto segundo o método montessoriano, mas a criança não tem autonomia e independência para se movimentar por toda a casa, são criadas duas realidades em um mesmo espaço que não contribui para os aprendizados e o desenvolvimento da criança.

A essência do método Montessori

O ponto principal é que os pais se envolvam com o método, entendam as principais bases e ensinamentos para assim aplicá-los em casa. O material e a estrutura não são o mais importante, mas, sim, as possibilidades da criança seguir a própria natureza que se cria dentro da casa.

O método tem a criança como foco e é a partir dela que se deve pensar ou adaptar o espaço e não o contrário.


Fonte: Reprodução/Canva

Tudo é muito maior do que qualquer cômodo montessori decorado e a mídia reduz o método quando foca tanto em quartos montessorianos.

O espaço, enfim, deve possibilitar o desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

Um bom quarto montessoriano é aquele que permite que a criança circule livremente e explore o que estiver ao seu alcance, ao mesmo tempo em que ela também pode circular pela casa toda, se assim sua natureza pedir.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Nossa Localização:
Endereço:

SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF

Telefones:

(61) 3345-0445  / 3245-4443

WhatsApp - 61 98466-9936

Segunda à sexta - 8:00 - 18:00

© 2020 by Escola Montessoriana |  Terms of Use  |   Privacy Policy