Dentro de todo o ensinamento do método, o quarto montessori tornou-se um dos mais famosos. A decoração charmosa e os objetos pequenos, ao alcance das crianças, chamam a atenção dos pais. Porém, o método é muito mais rico do que apenas um quarto e boa parte das pessoas acabam focando nele. Isto limita completamente as bases dos ensinamentos e até mesmo atrapalha as práticas montessorianas.
Quarto montessoriano : uma ilha dentro de casa
Ainda que seja bonito, não adianta ter apenas o quarto montessoriano. Quando isso ocorre, é como se criasse uma ilha dentro de casa. Tem sido muito comum relacionar a organização do quarto infantil com a aplicação do método e isso é resumir ensinamentos a um espaço, a uma estrutura. Isso não é ser Montessori.
É necessário que exista uma organização familiar baseada na teoria do método. Caso contrário, é apenas um espaço sozinho e limitado.
Então, todos os cômodos precisam ser adaptados para o método montessoriano?
Definitivamente, não. O método Montessori é muito maior do que onde e como são colocados os móveis e os objetos. O mais importante é a liberdade da criança de participar das atividades que ocorrem em toda a casa. A base fundamental é permitir que a criança se movimente por todos os espaços, explore e realmente participe do que acontece a sua volta.
Por exemplo:
Na cozinha, a criança deve ter acesso a algumas frutas;
Na sala de jantar, ela deve conseguir se servir sozinha na mesa;
Na área de serviço, ela mesma deve conseguir lavar seu tênis;
e assim por diante.
Quando há apenas o quarto segundo o método montessoriano, mas a criança não tem autonomia e independência para se movimentar por toda a casa, são criadas duas realidades em um mesmo espaço que não contribui para os aprendizados e o desenvolvimento da criança.
A essência do método Montessori
O ponto principal é que os pais se envolvam com o método, entendam as principais bases e ensinamentos para assim aplicá-los em casa. O material e a estrutura não são o mais importante, mas, sim, as possibilidades da criança seguir a própria natureza que se cria dentro da casa.
O método tem a criança como foco e é a partir dela que se deve pensar ou adaptar o espaço e não o contrário.
Tudo é muito maior do que qualquer cômodo montessori decorado e a mídia reduz o método quando foca tanto em quartos montessorianos.
O espaço, enfim, deve possibilitar o desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
Um bom quarto montessoriano é aquele que permite que a criança circule livremente e explore o que estiver ao seu alcance, ao mesmo tempo em que ela também pode circular pela casa toda, se assim sua natureza pedir.
Comentários