• Escola Montessoriana

Liberdade de escolha



Maria Montessori descobriu que a liberdade de escolha cria autonomia. A liberdade de escolha é o caminho para que uma criança aprenda a ouvir a si mesma e a tomar as próprias decisões.


Proporcionar liberdade de escolha não é uma educação em que o professor ou os pais apenas passem informações e a criança recebe, mas permitir um aprendizado ativo das crianças, em que ela possa dar voz ao que gosta e entender onde possui mais interesse.


A liberdade de escolha permite as crianças aprenderem mais

Dar a criança a possibilidade de escolher suas atividades, de se movimentar pela sala, de ir onde ela quiser é fazê-la sentir-se à vontade com o ambiente e criar autonomia.



Crianças trabalhando com liberdade de escolher suas atividades.


Liberdade de escolha não é viver sem regras


Alguns pais podem confundir essa liberdade de escolha com não colocar limites à criança. É preciso saber diferenciar. A liberdade de escolha quando bem estimulada leva a criança a fazer escolhas adequadas para o desenvolvimento dela. Com o tempo, a criança aprende a atender suas vontades com atividades que estimulem sua curiosidade e que façam bem a ela.

Algumas decisões, é claro, cabem aos pais, mas é preciso incentivar a capacidade de fazer escolhas da criança. Assim, a criança pode sentir por ela mesma suas conquistas pessoais.


Liberdade de escolha e responsabilidade


Outro importante princípio que a liberdade de escolha permite é o desenvolvimento da noção de responsabilidade. A criança quando começa a aprender a tomar as próprias decisões, pode entender por ela mesma que algumas atitudes podem gerar consequências ruins. Assim, ela pode aprender a avaliar seus atos.


Com o amadurecimento da criança, isso tornará o trabalho do adulto mais libertador também, uma vez que ele poderá deixar de ser aquele adulto que fica apenas impondo ordens, dizendo "sim" ou "não" para ser um adulto que guia a criança no aprendizado a ser responsável.


A liberdade de escolha não isenta os adultos de trabalho, pelo contrário, é preciso ajudar a criança a construir essa percepção do indivíduo livre e responsável.



Liberdade de escolha permite o rápido desenvolvimento da criança;


A liberdade de escolha na Montessoriana Escola Infantil


Aqui, a liberdade de escolha é uma prática diária do trabalho montessoriano. Realizamos atividades de educação para estimular a concentração e a ordem da criança. Habilidades que irão facilitar a autonomia da criança no ambiente.


Nosso objetivo é educar crianças capazes de optar por aquilo que faça bem a elas e que, assim, elas possam crescer com sentimento de liberdade dentro delas.






5 visualizações
Nossa Localização:
Endereço:

SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF

Telefones:

(61) 3345-0445  / 3245-4443

Segunda à sexta - 8:00 - 18:00

© 2020 by Escola Montessoriana |  Terms of Use  |   Privacy Policy