É muito comum querer transformar o ambiente físico da casa em espaços montessoriano, mas a verdade é que se não oferecer à criança as bases do método, a liberdade e a autonomia por toda a casa e não ser um adulto consciente sobre o desenvolvimento infantil, o método não estará sendo aplicado. O ambiente preparado para a criança só funciona se fizer parte de um todo em que a criança e o adulto se misturam.
A Casa dei Bambini
Maria Montessori, em 1907, foi convidada a coordenar a Casa dei Bambini . A ideia inicial é que fosse uma creche comum, porém com o trabalho de Montessori, aquele espaço se tornou revolucionário para todos os ambientes preparados a partir de então.
No início, era apenas um galpão antigo, cheio de móveis. Logo de início, Maria Montessori mandou cortar as pernas de todos esses móveis para que se adequassem à altura das crianças. Com o tempo e as mudanças, vários fenômenos educacionais foram acontecendo naquele espaço e conceitos como, a "Normalização da criança" foram surgindo. Assim, após dois anos da Casa, Maria Montessori escreveu O Método da Pedagogia Científica Aplicado à Educação Infantil no Lar das Crianças. Esse livro, tornou-se a primeira vez em que o método montessori foi documentado.
A partir de então, Maria Montessori passou a disseminar suas descobertas, realizou palestras, abriu escolas, formou professores e recebeu três indicações ao Prêmio Nobel da Paz. Montessori deixou um legado rico e revolucionário.
A função da arquitetura montessori é estimular a autonomia da criança.
Aplicar o método Montessori na arquitetura dos espaços é transformar o espaço em lugares seguros e acessíveis:
Não existe a necessidade de complexidade. Ambientes simples e minimalistas
funcionam muito bem.
Ter autonomia e acessibilidade significa dizer que a criança não deve precisar de um
adulto para alcançar o que deseja.
Ambiente seguro, sem fios, sem objetos jogados no chão.
Evitar aparelhos eletrônicos no quarto, para que seja um espaço de silêncio e
aprimoramento da criança.
Móveis que fazem a diferença
Alguns móveis são importantes para permitir o desenvolvimento da criança.
Mesa para atividades: Ter uma mesa da altura da criança possibilita que ela tenha a
autonomia de trabalhar no momento em que preferir, com faciidade. Assim, ela pode fazer as tarefas, se concentrar no seu ritmo.
Banquinho : O banquinho ajuda a criança a acessar àquilo que não dá para deixar na
altura dela. A pia do banheiro, por exemplo.
Estante pequena: Possibilita que a própria criança organize os brinquedos ou livros
dela.
Procure sempre entender que a casa do adulto deve ser também a casa da criança. Se ela tiver muita dificuldade em se movimentar, correr, acessar o que deseja; ela se sentirá como se o espaço não pertencesse a ela, o que a tornará mais dependente do adulto. E, no método montessori, o maior objetivo é deixar que as crianças sejam felizes da maneira que desejam, com autonomia.
Comments