Períodos Sensíveis:
fases do desenvolvimento infantil
O método montessori entende que a criança na primeira infância, principalmente entre 0 a 6 anos, aprende e absorve naturalmente o que está ao redor dela. Isso ocorre porque o desenvolvimento infantil possui períodos sensíveis que são intervalos de tempo em que a criança está mais apta a receber determinado estímulo do que outro. Assim, a criança se desenvolve mais rapidamente e com naturalidade quando ocorre o estímulo adequado para cada período de tempo.
Quando a criança executa tarefas do período adequado, o desenvolvimento acontece por meio de um esforço natural. Ela se mostra interessada, alegre e o aprendizado flui de maneira eficiente. Porém, caso tente forçar algum estímulo que ainda não faça parte do período sensível em que ela se encontra, a criança pode se mostrar desinteressada ou até mesmo cansada ou frustrada com o esforço.
Os períodos sensíveis são temporais, mas não delimitados em idades exatas. Os início e o final de cada período de desenvolvimento acontece de maneira fluida. A tabela abaixo serve como base para entender como eles funcionam.
Por exemplo: Observando a tabela, é possível perceber que a linguagem é um dos primeiros períodos sensíveis. Assim, uma criança de poucos meses irá prestar muita atenção aos sons e a boca do adulto quando ele fala. Por isso, nessa fase, é importante estimular a linguagem. O adulto pode, assim, conversar com a criança, mesmo que ela ainda não fale. Contar histórias, cantar e observar como ela reage são ótimos estímulos para essa fase.
“Uma criança aprende as coisas nos períodos sensíveis, que poderiam ser equiparados a uma luz acesa que ilumina interiormente, ou bem a um estado elétrico que dá lugar a fenômenos ativos. Essa sensibilidade permite à criança colocar-se em contato com o mundo exterior de um modo excepcionalmente intenso. Cada esforço representa um aumento de poder. Quando, no período sensitivo já adquiriu conhecimentos, chega o estágio da indiferença, a fadiga." Maria Montessori, A Criança.
Os períodos sensíveis podem ser divididos em:
A partir do Nascimento: Período Sensível do Movimento, da Linguagem, dos Pequenos Detalhes e do Desenvolvimento dos Sentidos.
A partir dos 2 anos: Período Sensível da Ordem, da Graça e Cortesia, da Música e Ritmo.
A partir dos 3 anos: Período Sensível da Escrita e da Leitura, das Relações Espaciais e da Matemática.
Nos próximos textos, vamos falar sobre cada um dos períodos com mais detalhes. O importante é observar a criança e entender que é possível perceber qual o período sensível em que ela se encontra por meio da concentração espontânea que ela manifestar em relação a alguma atividade. A partir do interesse natural da criança, é possível desenvolver determinada aptidão por meio de atividades específicas e estímulos adequados para a fase.
Comentarios