top of page

A inteligĂȘncia da criança.

  • Foto do escritor: Escola Montessoriana
    Escola Montessoriana
  • 30 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura


Certa vez, quando Maria Montessori fazia uma de suas palestras sobre o método montessori, ela foi perguntada se realmente acreditava que toda criança era capaz de aprender. Ela afirmou que, com os estímulos certos e em ambientes adequados, qualquer criança seria capaz de se desenvolver. E foi além: defendeu que as crianças que frequentemente tinham dificuldades de aprendizado era devido aos bloqueios colocados pelos adultos.


Dessa forma, ninguĂ©m nasce inteligente, mas todos sĂŁo capazes de desenvolvĂȘ-la.


InteligĂȘncia Ă© interdisciplinaridade


Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a inteligĂȘncia nĂŁo Ă© apenas ter muito conhecimento ou um Ăłtimo raciocĂ­nio. A inteligĂȘncia Ă© a capacidade de fazer relaçÔes com as informaçÔes que se tem. Por exemplo, a criança aprende a palavra "cadeira" e depois aprende a palavra "mesa", a inteligĂȘncia estĂĄ na atividade de relacionar os dois objetos, fazer associaçÔes, comparaçÔes e, assim em diante. É preciso estimular na criança a ideia de relacionar os aprendizados. Aos poucos, a criança se torna capaz de relacionar conteĂșdos, de aprofundar conhecimentos e de criar uma dinĂąmica em que ela tira as prĂłprias conclusĂ”es do aprendizado.



A criança como ser ativo de aprendizado.


Para Montessori, o mundo ajuda a construir a inteligĂȘncia da criança. PorĂ©m, ela nĂŁo Ă© um ser passivo apenas de receber informaçÔes. Para desenvolver-se, de verdade, a criança precisa interagir com o mundo.

Nos primeiros anos de vida, a criança possui a mente absorvente que naturalmente recebe muita informação a sua volta. Entretanto, a criança precisa ser completamente ativa no seu desenvolvimento.

A criança precisa experimentar o mundo. Pegar nas coisas, ouvir, cheirar, tudo isso Ă© ser ativo para receber informaçÔes. A cada atividade, a criança precisa ser permitida a reagir para que ela sinta e viva aquela experiĂȘncia nova.


Estimular sempre que possível para que ela interaja com o mundo real a sua volta é impotante. Porém, é preciso ter cuidado com a hiperestimulação de aparelhos eletrÎnicos, celular e televisão que apresentam muitos estímulos de uma só vez e que, assim, não permitem que ela reaja e entenda com calma e pode acabar deixando a criança estressada. Leia mais sobre o impacto da tecnologia nas crianças aqui.



"A inteligĂȘncia da criança observa amando e nĂŁo com indiferença - isso Ă© o que faz ver o invisĂ­vel."


O respeito Ă  inteligĂȘncia da criança


Muitas vezes, o adulto acha engraçado uma pergunta ou uma reação da criança. É preciso entender que as observaçÔes que a criança faz quando comenta alguma detalhe do livro que o adulto leu para ela ou do dia a dia sĂŁo formas de exercer a inteligĂȘncia. E Ă© preciso respeitar esses momentos de expressĂŁo para que ela entenda que Ă© permitido sempre pensar e dizer suas conclusĂ”es.



criança desenvolve a inteligĂȘncia montessori de forma ativa
A criança desenvolve a inteligĂȘncia interagindo com o mundo


Assim, a criança pode mostrar a sua inteligĂȘncia de maneira muito sutil. Perceber semelhanças, contrastes, cores e ideias que para o adulto podem nĂŁo fazer sentido, mas para ela tem muita importĂąncia. Assim, Ă© preciso evitar rir de uma ideia que ela traz ou interromper seu raciocĂ­nio. Para ela, aquela ideia Ă© muito sĂ©ria, importante e merece atenção.


Para Montessori, Ă© vendo, ouvindo e interagindo que a personalidade se forma e se desenvolve e dĂĄ vazĂŁo aos movimentos de expressĂŁo da inteligĂȘncia.

É preciso respeitar!



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page