A inteligĂȘncia da criança.
- Escola Montessoriana
- 30 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Certa vez, quando Maria Montessori fazia uma de suas palestras sobre o mĂ©todo montessori, ela foi perguntada se realmente acreditava que toda criança era capaz de aprender. Ela afirmou que, com os estĂmulos certos e em ambientes adequados, qualquer criança seria capaz de se desenvolver. E foi alĂ©m: defendeu que as crianças que frequentemente tinham dificuldades de aprendizado era devido aos bloqueios colocados pelos adultos.
Dessa forma, ninguĂ©m nasce inteligente, mas todos sĂŁo capazes de desenvolvĂȘ-la.
InteligĂȘncia Ă© interdisciplinaridade
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a inteligĂȘncia nĂŁo Ă© apenas ter muito conhecimento ou um Ăłtimo raciocĂnio. A inteligĂȘncia Ă© a capacidade de fazer relaçÔes com as informaçÔes que se tem. Por exemplo, a criança aprende a palavra "cadeira" e depois aprende a palavra "mesa", a inteligĂȘncia estĂĄ na atividade de relacionar os dois objetos, fazer associaçÔes, comparaçÔes e, assim em diante. Ă preciso estimular na criança a ideia de relacionar os aprendizados. Aos poucos, a criança se torna capaz de relacionar conteĂșdos, de aprofundar conhecimentos e de criar uma dinĂąmica em que ela tira as prĂłprias conclusĂ”es do aprendizado.
A criança como ser ativo de aprendizado.
Para Montessori, o mundo ajuda a construir a inteligĂȘncia da criança. PorĂ©m, ela nĂŁo Ă© um ser passivo apenas de receber informaçÔes. Para desenvolver-se, de verdade, a criança precisa interagir com o mundo.
Nos primeiros anos de vida, a criança possui a mente absorvente que naturalmente recebe muita informação a sua volta. Entretanto, a criança precisa ser completamente ativa no seu desenvolvimento.
A criança precisa experimentar o mundo. Pegar nas coisas, ouvir, cheirar, tudo isso Ă© ser ativo para receber informaçÔes. A cada atividade, a criança precisa ser permitida a reagir para que ela sinta e viva aquela experiĂȘncia nova.
Estimular sempre que possĂvel para que ela interaja com o mundo real a sua volta Ă© impotante. PorĂ©m, Ă© preciso ter cuidado com a hiperestimulação de aparelhos eletrĂŽnicos, celular e televisĂŁo que apresentam muitos estĂmulos de uma sĂł vez e que, assim, nĂŁo permitem que ela reaja e entenda com calma e pode acabar deixando a criança estressada. Leia mais sobre o impacto da tecnologia nas crianças aqui.
"A inteligĂȘncia da criança observa amando e nĂŁo com indiferença - isso Ă© o que faz ver o invisĂvel."
O respeito Ă inteligĂȘncia da criança
Muitas vezes, o adulto acha engraçado uma pergunta ou uma reação da criança. Ă preciso entender que as observaçÔes que a criança faz quando comenta alguma detalhe do livro que o adulto leu para ela ou do dia a dia sĂŁo formas de exercer a inteligĂȘncia. E Ă© preciso respeitar esses momentos de expressĂŁo para que ela entenda que Ă© permitido sempre pensar e dizer suas conclusĂ”es.

Assim, a criança pode mostrar a sua inteligĂȘncia de maneira muito sutil. Perceber semelhanças, contrastes, cores e ideias que para o adulto podem nĂŁo fazer sentido, mas para ela tem muita importĂąncia. Assim, Ă© preciso evitar rir de uma ideia que ela traz ou interromper seu raciocĂnio. Para ela, aquela ideia Ă© muito sĂ©ria, importante e merece atenção.
Para Montessori, Ă© vendo, ouvindo e interagindo que a personalidade se forma e se desenvolve e dĂĄ vazĂŁo aos movimentos de expressĂŁo da inteligĂȘncia.
Ă preciso respeitar!