O conceito de “Mente Absorvente” surge da ideia de que a criança é um ser humano ativo que absorve a todo momento os estímulos à sua volta.
O conceito é fundamental dentro da teoria e é também o nome de um dos principais livros de Maria Montessori. Ela percebeu que a mente da criança, nos estágios iniciais, age como uma espoja de aprendizados, aprende de maneira fácil, orgânica e intuitiva.
A mente inconsciente (do nascimento aos 3 anos de idade)
No início, a mente da criança é inconsciente. Por conta disso, ela absorve sem distinção do que é bom e do que é ruim. Ainda não há escolhas conscientes.
Tudo que ela vê, escuta ou toca servem de estímulos para ela. Esse é um momento em que os adultos devem ter um cuidado extra sobre o que permitem que a criança presencie. Estímulos negativos podem deixar feridas na criança por toda a vida .Por outro lado, se a ela vive em um ambiente feliz, de conforto e segurança, ela é capaz de desenvolver toda a sua potencialidade.
A mente absorvente consciente (dos 3 aos 6 anos)
Quando a criança se torna consciente, ela continua absorvendo os estímulos à sua volta, porém, agora, ela também é capaz de responder.
A partir dessas respostas, a criança desenvolve as capacidades cognitivas e motoras. É nessa fase também que a criança começa a pensar de forma abstrata e utilizar a imaginação.
A curiosidade como o combustível principal da mente absorvente
A mente da criança é capaz de absorver tanta informação, porque é movida pela curiosidade.
É a primeira vez que a criança vê o mundo e isso já é um estímulo natural que a faz querer experienciar e explorar ao máximo tudo o que vê.
Assim, a criança se movimenta, manipula os objetos, mexe no que chama atenção e, a partir de uma determinada idade, começa a perguntar sobre tudo.
Os adultos devem aproveitar esses momentos para que essa curiosidade seja estimulada. As respostas dos adultos servem para que a criança consiga conceber na mente dela o mundo em que vive e dependendo da reação do adulto, a curiosidade pode ser ainda mais desenvolvida ou não. E crianças curiosas, se tornam adultos mais estudiosos e interessados.
Assim, permita que a criança absorva informações positivas.
Torne o mundo dela um lugar interessante.
Comments