top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Você oprime a criança? Como examinar suas atitudes!


Quando se fala em opressão, pensamos em adultos cruéis que maltratam as crianças. Mas uma simples atitude que impede a criança de manifestar suas vontades, de explorar a sua curiosidade pode ser opressiva.


Muitas vezes, a criança é oprimida por ser pequena e nova. Os adultos são acostumados a enxergar as crianças como seres sem saber nenhum. É compreensível que a preocupação com o bem-estar e com os perigos do mundo gere atitudes protetoras. Mas é preciso encontrar o equilíbrio e perceber que a criança também se guia por um professor interior que deve ser escutado.


Existe, assim, o imperativo natural da independência da criança. E é essa independência é roubada pelos adultos que não entendem a sua liberdade.


O roubo da natureza das crianças


Muitas vezes, a criança só é permitida viver a natureza dela quando obedece ao adulto. Ela precisa antes satisfazer as expectativas que não são dela para poder viver da forma que quer.

Os adultos tendem a controlar o comportamento corporal das crianças, se elas estão agitadas demais, pedem que se aquietem; se estão tentando se comunicar, pedem que se calem. Mas a necessidade da criança é de correr, de se movimentar e de comunicar.



"Nenhum problema social é tão universal quanto a opressão da criança. "
Maria Montessori





adulto opressão criança montessori
Fonte: Reprodução/ Canva

Repensar atitudes para libertar a criança:

O adulto se engana ao acreditar quem tem poder simplesmente por ser adulto. Já reparou na quantidade de atitudes opressivas ou invasivas que o adulto faz sem perceber?

  • Os adultos têm o costume de tocar as crianças sem perguntar.


  • Os adultos riem das crianças e diminuem suas ideias.

  • Os adultos recriminam exageradamente os erros das crianças.


  • Os adultos diminuem as dores das crianças.

Se tudo isso fosse feito com um adulto, seria tido como algo absurdo. Mas os adultos agem assim com as crianças de forma muito natural, como se fosse permitido. Aqueles que entendem o Método Montessori sabem das consequências dessas atitudes.


Os adultos devem se envergonhar e repensar essas atitudes. É preciso mudar a forma que enxergam as crianças e a forma que as tratam.

Entender o Método de Maria Montessori de verdade é saber que ser adulto é uma forma de agir que percebe e evita a opressão.

1.624 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page