• Escola Montessoriana

As origens do Método Montessori



O nome de Maria Montessori é amplamente conhecido, porém nem sempre as pessoas conhecem a história do método. O método Montessori é uma das abordagens educacionais mais populares do mundo e foi capaz de revolucionar a educação, mesmo em escolas mais tradicionais. Com rigor acadêmico e científico, Maria Montessori inspirou credibilidade e consolidou o seu método.


Como surgiu o método montessori?


Maria Montessori nasceu na Itália em 1870. Iniciou a carreira como pedagoga e, em 1896, formou-se em medicina na Universidade de Roma. Na clínica da universidade, ela trabalhou com crianças com necessidades especiais e, após algumas observações, percebeu que essas crianças tinham mais questões pedagógicas do que clínicas a tratar. Assim, Maria Montessori começou a percebeu a capacidade da educação em revolucionar vidas.


A primeira aplicação do Método Montessori: A Casa dei Bambini


A Casa dei Bambini ou A Casa dos Meninos foi um espaço que Maria Montessori foi convidada a coordenar em 1907. A ideia inicial é que fosse uma creche comum, porém com o trabalho de Montessori, aquele espaço se tornou revolucionário.

Montessori transformou um galpão antigo em um espaço rico de aprendizados educacionais. Com o tempo, várias mudanças foram acontecendo e os conceitos iniciais do método montessori começaram a surgir. A partir de então, a educadora documentou suas observações e passou a disseminar suas descobertas em todo o mundo. Assim, ela realizou palestras, abriu escolas, formou professores e recebeu três indicações ao Prêmio Nobel da Paz.



Crédito: Wikimedia Commons/Wikipedia

A preocupação de Maria Montessori


O que mais chamou atenção no trabalho de Montessori, além dos aspectos técnicos e científicos que ela sempre se baseava, era a forma como ela se preocupava com seus pacientes. Assim, ela alinhava os aspectos emocionais e racionais nos estudos que fazia.

Dessa forma, ela sempre defendeu que com os estímulos certos e em ambientes adequados, qualquer criança seria capaz de se desenvolver. Em uma época em que a atenção era voltada às crianças que se destacavam e que aquelas consideradas "atrasadas" eram colocadas de lado, Montessori revolucionou ao afirmar que toda criança poderia aprender. Além disso, ela mostrou que os bloqueios estavam mais associados aos adultos do que a elas.


Diante dos resultados positivos de sua escola e dos negativos em outros espaços, ela começou a desenhar um método de ensino para outras crianças pudessem receber a mesma educação transformadora. Assim, em 1908, já haviam 5 Casas dei Bambini na Itália.

Com o rápido crescimento e divulgação do seu método, o primeiro livro foi publicado em 1909 e ganhou o mundo todo.


O método Montessori hoje.


Maria Montessori foi uma mulher muito à frente de seu tempo e a prova disso é que até hoje seu método é considerado revolucionário. Mesmo algumas escolas mais tradicionais, hoje, já aplicam parte do método. Aqui, na Montessoriana Escola Infantil, temos um respeito imenso por essa educadora que mudou a visão do mundo em relação às crianças. Maria Montessori deixou um legado rico que por meio do amor e da observação, muda a vida de crianças todos os dias.


8 visualizações
Nossa Localização:
Endereço:

SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF

Telefones:

(61) 3345-0445  / 3245-4443

Segunda à sexta - 8:00 - 18:00

© 2020 by Escola Montessoriana |  Terms of Use  |   Privacy Policy