• Escola Montessoriana

7 dicas para um 2021 mais Montessoriano



Para ter um ano com uma boa educação montessoriana o mais importante é internalizar os principais ensinamentos da teoria. Muitos pais acreditam que precisam transformar todo o ambiente de casa, montar o quarto montessoriano para, enfim, começar a aplicar os ensinamentos. Mas, a verdade é que as verdadeiras lições acontecem na vida diária, quando os pequenos podem aprender por meio de experiência e com a vida como ela é.


Por isso, aqui vão 7 dicas para você começar a aplicar agora mesmo e deixar o ano ainda mais montessoriano.



7 DICAS PARA UM ANO MAIS MONTESSORIANO


1. Foque no conceito de Vida Prática


Dentro da teoria montessori, existe um currículo chamado "Vida Prática" que trabalha exatamente isso: as atividades e os assuntos da vida cotidiana. Praticar essas atividades é preparar as crianças para a rotina, ensiná-las a serem mais independentes e autoconfiantes para realizar suas atividades diárias. Assim, todos os momentos permitem uma lição: vestir-se, alimentar-se ou organizar os próprios brinquedos, todos são exemplos de atividades de vida prática em que os pais podem aproveitar para ensinar a teoria montessori.



2. Treine a movimentação cuidadosa e a coordenação motora da criança


Na teoria montessori, o adulto nunca fará para a criança aquilo que ela é capaz de fazer por si mesma. Por isso, é importante que os pais permitam que a criança se desenvolva pelo movimento e pelo trabalho. Quando, por exemplo, a criança anda pelo espaço e sobe nos móveis, a intenção dela é aprender a perceber seu espaço e sua movimentação. Tomando todos os cuidados com a segurança da criança, é preciso permitir que ela desenvolve força e senso de equilíbrio.


3. Respeite o ritmo da criança


Segure o ímpeto de apressar a criança durante as atividades e de compará-la com outras crianças. Não se preocupe se o seu filho fala 10 palavras e outra criança, com a mesma idade, fala mais palavras, isso não é realmente importante. Cada uma se desenvolve de uma forma e segue um ritmo próprio. O essencial para ela é sentir que seu tempo é respeitado e ter pressa só fará com que ela rejeite o aprendizado e isso, sim, pode ser preocupante.


4. Aprenda a observar a criança


O papel do adulto é observar para que a criança explore com segurança, e para que perceba aos poucos o que a criança mais gosta de fazer, quem ela é, como gosta de se movimentar. Isso pode ser difícil pro adulto que tende a sempre ditar ordens e modelos prontos. Mas é preciso tentar se acostumar com o papel de observador e evitar impor suas opiniões sobre a criança, porque a vontade de aprender está ligada à liberdade de se guiar com curiosidade e alegria.


5. Dê liberdade de escolha


A liberdade de escolha permite o desenvolvimento da noção de responsabilidade. A criança quando começa a aprender a tomar as próprias decisões, pode entender por ela mesma que algumas atitudes podem gerar consequências ruins. Assim, ela pode aprender a avaliar seus atos.


6. Permita o contato da criança com a natureza


Tudo o que falamos até agora pode ser vivido por meio do contato com a natureza. Esse contato traz para a criança liberdade, curiosidade e vontade de explorar. Além disso, ela aprende a cuidar de outros seres vivos, a respeitar o ambiente e entendem que fazem parte de um todo.


7. Crie um ambiente de amor


Por fim, é importante lembrar que todos esses ensinamentos devem acontecer em um ambiente de amor, paz e confiança. A criança cresce a partir das observações e dos exemplos dos pais, por isso está sempre observando e imitando. Assim, nos primeiros anos de vida, quase tudo que acontece à sua volta é absorvido espontaneamente pela criança. Isso acontece por conta da mente absorvente, em que a mente da criança age como uma espoja de aprendizados e aprende de maneira fácil, orgânica e intuitiva.



Se você tem um pequeno em casa, aproveite o novo ano para incluir novos ensinamentos na vida de vocês! E se você já conhecia vários desses princípios, não deixe de reforçar sempre esses aprendizados.





Feliz ano novo!

E um ótimo 2021

para todos nós!



154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo