• Escola Montessoriana

Montessori em casa: Vida Prática e o desenvolvimento da independência




Quando adultos, realizamos muitas atividades diárias de maneira automática. Quase não pensamos mais para escovar os dentes ou se vestir, por exemplo. Entretanto, para uma criança essas são ótimas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.


Os exercício da Vida Prática são tão importante para criar um adulto independente que o Método Montessori os considera parte do currículo. Assim, essas atividades são planejadas e entre os assuntos da vida prática estão o autocuidado, o cuidado com o ambiente em que vivem e o desenvolvimento da movimentação cuidadosa.


Assim, as atividades de Vida Prática encorajam a criança a ser responsável de acordo com seu nível de desenvolvimento. Por conta disso, é importante que o adulto não faça para a criança nada que ela seja capaz de fazer por si mesma. Ela aprende a partir do fazer, cabendo aos adultos as tarefas de observar e orientar.


O Autocuidado


Durante as atividades de autocuidado, a criança percebe a si mesma. Ao amarrar os próprios sapatos, abotoar roupas, pentear os cabelos, a criança inicia o desenvolvimento de habilidades voltadas para ela, o que aos poucos, desenvolve a autoestima. Assim, ela entende a importância de cuidar de si mesma.



Amarrar os próprios sapatos é uma atividade de autocuidado


O Cuidado com o Ambiente


Essas atividades permitem a criança a perceber o mundo. São exercícios que exploram e descobrem, ao mesmo tempo em que a criança entende a necessidade de cuidar daquilo que ela descobriu. Por exemplo, regar as plantas, limpar o local onde ela mesma brinca. A criança entende a importância de manter um ambiente harmonioso para que ela continue interagindo com ele.



Cuidar das plantinhas ajuda a cuidar do meio ambiente


A Movimentação cuidadosa e a coordenação motora


Aqui, as crianças aprendem a pegar, mexer e carregar objetos delicados. As atividades incluem carregar o lanche na bandeja, sem deixar cair ou passar líquidos de um copo para o outro. A ideia é deixar que a criança perceba como se manipula esses objetos, perceba como se movimentar de maneira sutil. Essas atividades treinam a coordenação motora fina.





Além de tudo isso, as atividades de Vida Prática realizadas em casa inserem a criança nas atividades familiares, fazendo com que ela se sinta parte do todo. Assim, ela se torna cada vez mais independente, desenvolve um sentimento de autonomia e empoderamento, em que impera a responsabilidade e, assim, desenvolve comportamentos e percepções para uma boa vida adulta.



8 visualizações
Nossa Localização:
Endereço:

SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF

Telefones:

(61) 3345-0445  / 3245-4443

Segunda à sexta - 8:00 - 18:00

© 2020 by Escola Montessoriana |  Terms of Use  |   Privacy Policy