top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Por onde começar o Método Montessori?



Aplicar o método de Maria Montessori tem a ver com entender as bases principais da teoria e, principalmente, tomar consciência de nossa atitude enquanto cuidador e guardião da criança.


Os primeiros passos estão relacionados a refletir sobre suas próprias crenças e até mesmo realizar um processo de autoconhecimento.



Como você percebe e enxerga a criança?


Observe se, inconscientemente, você a vê como inferior, incapaz ou que precisa de ajuda. A criança é um ser cheio de potencialidades e completamente capaz de desenvolver sua autonomia, mas para isso ela precisa de um guia, mas também de espaço. Ela não precisa de alguém que faça tudo por ela, mas de alguém que seja presente e um modelo para ela se inspirar e, a partir disso, construir-se individualmente.



Como você se percebe como adulto?


Você é capaz de reconstruir o adulto que você é? Abandone crenças, perceba se você tem a necessidade de fazer sempre tudo do seu jeito e esteja aberto às novas ideias.


Esse é um processo eterno que vai sempre caminhar com você enquanto estuda as principais obras de Maria Montessori.


E como começar a aplicar o método na prática?


1. Prepare o ambiente


O ambiente preparado é onde a criança pode se desenvolver, então comece permitindo que os móveis da casa estejam à altura dela.




2. Reconheça que a criança é moradora da casa


Muitos pais, sem perceber, colocam a criança em um papel de alguém que está na casa apenas para sujar, atrapalhar ou bagunças as coisas. Isso faz a criança se perceber como secundária ali dentro e não como uma verdadeira moradora. O ambiente também é dela e quando ela sente isso, ela tem vontade de cuidar do ambiente a sua volta.


3. Prefira materiais sensorias a brinquedos caros e coloridos demais


Muitas vezes, esse tipo de brinquedo mais atrapalha do que ajuda, porque acaba sendo informação demais para a criança ou fazendo tudo por ela. Um bom material contribui para o desenvolvimento da criança e permite que ela interaja com ele.





4. ESTUDE!


À medida que você ler sobre o método, naturalmente vai internalizar alguns conhecimentos e, assim, poderá observar e repensar suas atitudes. Educar uma criança pode ser muito mais leve e interessante se mudarmos a forma de percebê-las. Observá-la como uma pequena cientista que está descobrindo o mundo, sem dúvida vai te ajudar a respeitá-la e valorizá-la ainda mais.


Se você está começando agora:

SEJA MUITO BEM-VINDO OU BEM-VINDA ao nosso método.

Aqui somos apaixonados por ele e pelas crianças.


Seria incrível poder ouvir como tem sido começar esse estudo pra você.

Se puder, conte um pouquinho para nós a sua história nos comentários.






372 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page