• Escola Montessoriana

Comece a aplicar o Método Montessori em casa agora.



Se você admira o método montessori, mas ainda não sabe como começar a aplicá-lo em casa, saiba que um bom início é tentar entender as bases e os conceitos montessorianos.

Ainda que seja de grande importância a estrutura do quarto montessoriano ou os materiais utilizados, o mais importante é estudar o método para criar, assim, uma visão global e um conhecimento que possa ser a base de cada ação.

Comece eliminando o “não” do vocabulário

As crianças sentem a necessidade de se movimentar, elas precisam de espaço e, muitas vezes, os pais não sabem lidar com essa agitação natural. Dar ordens o tempo todo para limitar o movimento da criança irá não apenas criar barreiras ao aprendizado natural dela, mas também tornar a comunicação fraca. As crianças também desenvolvem a fala e a comunicação a medida que vão ouvindo e conversando com os pais, quando elas só escutam ordens, dificilmente essa comunicação será bem desenvolvida. Evite intervir nas atividades da criança, a menos que seja absolutamente necessário. Mostre a ela como fazer e deixe que ela faça, a criança precisa aprender com a observação dos próprios erros.

Fonte: Reprodução Canva

Permita a autonomia da criança


Um dos conceitos essenciais no método montessori e que pode ser iniciado imediatamente é o de autonomia. Permita que a criança aprenda a calçar os sapatos, escovar os dentes sozinha. A melhor recompensa que a criança pode ter quando consegue realizar uma atividade é a própria aprendizagem.

Respeite e estimule a curiosidade natural da criança


A criança aprende mexendo e descobrindo. Não adianta os pais quererem que ela fique quieta. É natural dela explorar o ambiente. Assim, os pais devem não apenas permitir que ela se guie por essa curiosidade, mas estimular aquilo que a criança demonstra interesse.

Respeite o ritmo de cada criança


Cada criança é única e cada uma desenvolverá interesses diferentes da outra. Além disso, cada uma possui seu próprio ritmo. Os pais não devem apressar uma fase ou mesmo alguma atividade que a criança esteja realizando. Não se preocupe se uma criança fala mais palavras que a outra ou se realiza as atividades em menos tempo. O importante é observar se a criança aos poucos faz seus próprios progressos e se ela aproveita os momentos de aprendizado para aguçar a curiosidade em descobrir o mundo.



Fonte: Reprodução Canva

E finalmente: O papel principal dos pais é observar!


Não cabe aos adultos impor o que as crianças devem aprender. Ela se guiam por seus gostos e interesses. Deixe que a curiosidade flua e mantenha o papel de observador. Aos poucos, os pais conseguem perceber detalhes das ações das crianças, como ela se guia e como ela aprende. Cuide para que ela não se machuque sempre, mas observe seus passos naturais.

É a partir de tudo isso que a criança cria uma relação como mundo, com as visões e perspectivas dela que permitirão um dia torná-la um adulto com identidade e expressão própria.

1 visualização
Nossa Localização:
Endereço:

SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF

Telefones:

(61) 3345-0445  / 3245-4443

Segunda à sexta - 8:00 - 18:00

© 2020 by Escola Montessoriana |  Terms of Use  |   Privacy Policy