top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

A missão dos pais



Acredita-se que função maior dos pais é construir a criança por meio da educação, mas Maria Montessori mostra que os pais não devem ser construtores, a criança se constrói por ela mesma. A missão dos pais é proteger, ser os principais guardiões.

Para isso, os pais devem entender a luta pelo reconhecimento dos direitos da criança. Toda pessoa, assim que se torna pai ou mãe, se torna também parte dessa luta.

O direito da criança


Maria Montessori reconhece os direitos da criança, a partir da consideração da criança como construtora do ser humano. O futuro da sociedade está ligado ao respeito que damos às crianças. Ela declara, ainda, a importância da infância para a sociedade e afirma que muitas vezes não damos às crianças os mesmos direitos que damos aos outros cidadãos. Cometemos o erro de tratá-las como seres apenas obedientes e sem opinião, pelo simples fato de serem pequenos. Mas a criança tem seu guia interior que deve ser respeitado e, assim, respeitado todos os seus plenos direitos de ser quem é.

Como os pais devem cumprir essa missão?

Os pais devem escutar e observar as crianças. Algo que vai muito além de simplesmente conviver com a criança. É necessário que, pelo menos, exista algum momento de qualidade em que se pode parar e realmente olhar para a criança.

Na correria diária, deixamos passar oportunidades de estarmos realmente presentes com aqueles que amamos e isso pode levar a uma série de conflitos. O mesmo acontece com as crianças que não são ouvidas com carinho. Algo irá se perder naquela falta de tempo e a criança começará a apresentar essa necessidade.

Olhar para a criança é observar se ela age com curiosidade e alegria. Se ela se concentra nas atividades, se ela deseja se esforçar. Ela não deve sentir que faz por pura obrigação.

Muitas das atividades que a criança não deseja fazer está relacionada com a forma que os pais simplesmente jogam a atividade para a criança. Se a atividade é trabalhada no sentido de despertar a curiosidade, de permitir um momento de vínculo entre pais e filhos, então a criança terá interesse.

Observar o desenvolvimento da criança


O desenvolvimento das capacidades mentais da criança é também outro aspecto que os pais devem proteger e observar. A criança pequena passa pelo que chamamos de períodos sensíveis, que são intervalos em que a criança está mais apta a aprender determinadas tarefas e habilidades.

Dessa forma, cabe aos pais também aprenderem e estudarem como acontecem esses períodos. Quando são capazes de reconhecer o momento que a criança está vivendo, é possível saber quais atividades estimular, para, assim, aproveitar o interesse e a curiosidade para desenvolver as plenas potencialidades da criança.

Ao compreender a mente da criança, os pais se tornam capazes de proporcionar mais liberdade de experiências à criança e respeitar o estágio de desenvolvimento em que ela se encontra.



maria montessori a missão dos pais
A missão dos pais é proteger e libertar a criança.

A real missão dos pais é realizar uma revolução pacífica. Modificar pensamentos e atitudes para trazer o máximo de desenvolvimento e bem estar às crianças. Permitir que elas sejam plenamente respeitadas em sua forma de agir, em sua liberdade e ordem.

Os pais que entendem a educação Montessori, juntamente com as escolas, como a Montessoriana Escola Infantil, são a linha de frente dessa revolução.

Contem com a gente nesse caminho de desenvolvimento e mudanças!

817 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page