A disciplina, assim como a ordem (falada aqui), são valores extremamente ligados à espontaneidade da criança. O senso comum imagina que são características impostas por meio da dominação. Mas a criança ama a ordem e a disciplina.
A disciplina natural manifesta-se como um exemplo da disciplina universal que rege o mundo.
Assim, para Maria Montessori a disciplina natural ajuda a criança a organizar sua mente e compreender melhor as coisas. É uma necessidade fundamental para canalizar as energias da maneira correta e avançar com segurança no caminho do desenvolvimento.
Uma pessoa disciplinada é uma pessoa segura. A falta de disciplina gera na criança medo e insegurança. E, assim, ela procura limites para saber até onde avançar ou recuar.
Dessa forma, os limites servem para a criança se organizar no mundo fisicamente e mentalmente.
Disciplina não é obediência.
Quanto mais livre a criança se sentir, mais disciplinada ela será. A criança deseja entender a ordem e as regras. Ela quer agir com liberdade e independência e ser dona do próprio comportamento.
A disciplina tradicionalmente conhecida é aquela que oprime a criança, que a faz obedecer a ordens sem sentido, que reprime os sentimentos e desperta a rebeldia.
Quando a criança precisa sempre obedecer, ela não se acostuma a agir sozinha, com liberdade para escolher. E, assim, não fortalecerá a autonomia e a independência.
Obedecer o tempo todo cansa.
Imagine passar um dia inteiro apenas recebendo ordens. Mais do que isso, um ano inteiro.
Muitas crianças vivem com essa sensação. Como se tudo que fizessem fosse errado, como se fossem incapazes. Naturalmente, esse tipo de "disciplina" não permite que a criança aprenda a agir por ela mesma e ainda gera rejeição a todos os tipos de regras que, a princípio, ela gostaria de seguir, se tivesse liberdade.
Quando as crianças não têm liberdade, não desenvolvem disciplina. Sem liberdade, as crianças se cansam, ficam exaustas e procuram fugir de qualquer regra, alimentando comportamentos fora de controle e rebeldes.
Claro que existem momentos que pedem obediência, mas quando a criança não recebe ordens o tempo todo, ela tem a liberdade de escolher obedecer e não se sente cansada de obedecer. Ela sabe seu estado de liberdade e sabe que ela escolhe a obediência.
É necessário repensar os velhos conceitos criados na mente da sociedade sobre disciplina e obediência. No início, pode ser difícil conquistar a confiança da criança e permitir que ela seja livre, mas é preciso insistir, treinar e aguardar para que ela desenvolva a autodisciplina.
Ver a criança agindo disciplinadamente por vontade própria, porque ela acredita, vale muito a pena.
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