Antes de tudo, o elogio é sempre importante, porque está diretamente ligado à construção da autoestima da criança. Porém, segundo Maria Montessori, para que um elogio seja benéfico é preciso entender algumas questões.
Os elogios exagerados e empregados da maneira errada podem resultar em uma necessidade de aprovação externa da qual a criança vai sempre depender. Além disso, eles não ajudam a desenvolver a capacidade de automotivação e de autocrítica da criança.
Elogie de forma a ajudar a criança evoluir
Quando existe o hábito de elogiar exageradamente a criança, sem que o elogio esteja ligado, de fato, a evolução de alguma atividade, a criança pode se acostumar a esperar apenas o elogio e perder a satisfação em realizar a tarefa.
Já quando o elogio é feito de maneira adequada, a criança se sentirá disposta a evoluir, a encarar novos desafios.
Sempre que o elogio criar uma dependência, a criança perde o foco na atividade e passa a sempre desejar o elogio.
E afinal, como elogiar a criança do jeito certo?
Como é a forma adequada de agir para comemorar os feitos da criança e incentivá-la sempre a evoluir?
A dica é: Ressalte o esforço!
Quando a criança é elogiada por sua inteligência, ela pode ter medo de arriscar novos desafios para manter sempre o status de inteligente. Já quando a criança é elogiada pelo esforço empregado em uma atividade, ela tende a acreditar que se conseguiu um desafio, ela também pode conseguir outro, o que é muito mais interessante para manté-la sempre evoluindo. Assim, você ensina a criança a tentar.
Além disso, ao elogiar o esforço, faça isso de forma a elogiar o processo, o trabalho e as estratégias que ela utiliziou. Sempre elogiar aquilo que a criança escolheu e teve controle.
Dessa forma, a criança desenvolve uma capacidade de criar as próprias opiniões, tomar decisões e se criticar também quando necessário.
O elogio exige equilíbrio, mas a crítica destrói
Para finalizar, é necessário lembrar que:
Os elogios exagerados podem ser nocivos, mas crescer rodeado de críticas pode ser ainda pior.
O que acontece quando a criança nunca recebe elogios é que ela passa a ter dificuldade em perceber suas capacidades e pode crescer com uma sensação de insuficiência, de que nada que ela faça é bom o suficiente.
Então, o segredo é comemorar, sim, as conquistas da crianças, mas sempre incentivando a sua capacidade de realização.
Como no exemplo:
"Eu vi que você se dedicou na tarefa e olha que incrível o resultado".
Assim, a criança será motivada por estímulos internos e não externos, evitando que ela dependa da opinião das pessoas.
Faz sentido pra você? Comente no espaço abaixo
Comentários