Se você tem uma criança em casa com até seis anos de idade, você já deve ter percebido como ela é capaz de aprender observando e repetindo os seus comportamentos. Talvez, ela até tenha tentado imitar algumas características ou frases que as pessoas da casa utilizam bastante. Isso acontece pelo o que Maria Montessori chamou de "mente absorvente". E ela é subdividida, dessa forma:
mente absorvente inconsciente (0 a 3 anos)
mente absorvente consciente (3 a 6 anos)
E o que isso significa?
Significa que, nos estágios iniciais da vida, a mente da criança age como uma "esponja" que absorve muitos estímulos à sua volta. É uma mente ativa, que está sempre aprendendo, de forma orgânica, natural e intuitiva. Afinal, são muitas informações novas ainda para a criança.
O conceito da "mente absorvente" é fundamental dentro da teoria montessoriana.
Além disso, é também nome de um dos principais livros de Maria Montessori.
A mente inconsciente (do nascimento aos 3 anos de idade)
Maria Montessori dividiu esse conceito, conforme a idade dos pequenos. Assim, até os 3 anos, ela percebeu que a mente da criança é inconsciente, isto é, ela aprende com os estímulos que recebe e ainda não tem a capacidade de perceber e escolher quais são positivos e quais são negativos.
Tudo que ela vê, escuta ou toca servem de estímulos para ela. É por conta disso, que essa é uma fase em que os pais e cuidadores devem ter mais atenção sobre ao que expor a criança. Discussões, brigas, ou qualquer estímulo negativo podem deixar marcas na criança e fazê-la se sentir desamparada.
A mente absorvente consciente (dos 3 aos 6 anos)
Já dos 3 aos 6 anos, a mente da criança continua a absorver estímulos, mas ela começa a ser capaz de responder à eles. Isso significa que a criança passa a agir a partir do que ela vê, sente ou toca.
E é a partir dessas respostas, que a criança desenvolve suas as capacidades cognitivas e motoras.
A importância desse conceito
Entender o funcionamento da criança nesses estágios foi fundamental para entender mais sobre como a criança se desenvolve e as fases de cada desenvolvimento. A mente absorvente é uma contribuição de Maria Montessori que revolucionou a educação infantil, porque foi a partir dela que se tornou possível entender como os adultos influenciam as crianças.
Pais e professores, ao entenderem sua forma de influência, podem agir como guias que removem obstáculos de aprendizagem da criança e colaborar para o desenvolvimento do potencial criativo e intelectual dela.
Foi a partir da mente absorvente que foi possível entender o protagonismo da criança na educação.
E que os aprendizados parte dela e não o contrário!
➡️ E você? Já reparou o seu filho ou filha repetindo os seus comportamentos?
Responda nos comentários.
Nossa Escola está aberta para receber novos alunos e esperando você, com muito carinho, para vir nos conhecer!
Matrículas Abertas 2021
Endereço: SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF
Commenti