top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Crianças de férias? 3 passos para aplicar o Método Montessori em casa



O que fazer durante todo o período das férias escolares? Considerando que se trata de um período de descanso das aulas, é comum que as crianças saiam da rotina. É ainda mais comum que esse período seja imediatamente associado a muito tempo livre dentro de casa. Pensamos em férias escolares e já imaginamos as crianças passando horas em frente à TV e os pais sobrecarregados. Mas esse período não precisa ser assim. Pelo contrário, as férias escolares são uma ótima oportunidade de buscar novos interesses e expandir as capacidades e conhecimentos da criança.


Segundo Maria Montessori, o que toda pessoa precisa não é, necessariamente, de férias. Mas de períodos de descanso de uma atividade específica para a realização de outra que, claro, a criança tenha interesse.


Assim, em vez de considerar as férias um momento inerte, com pouquíssimos estímulos, podemos mudar a perspectiva e colaborar para que a criança tenha momentos que recordará para sempre.


Por isso, aqui vão, 3 ideias de atividades para fazer com as crianças durante as férias escolares:



1. Visitar familiares


Que tal levar as crianças para passar uns dias na casa dos avós, dos tios ou de algum parente em cidades diferentes do que elas estão acostumadas? Se for em um ambiente que ofereça atividades que saiam da rotina, melhor ainda. Uma criança muito acostumada com a cidade, por exemplo, pode ampliar suas experiências em uma fazenda. Colher frutas, andar descalça na grama, conhecer como são produzidos e preparados os alimentos são atividades que a criança não realiza normalmente em uma rotina urbana, mas que podem enriquecê-la de experiências.



Além de que, passar um tempo em um local com outras regras pode contribuir para que a criança aprenda a respeitar espaços diferentes, os horários de outras pessoas e conheça novas formas de viver.





2. Cozinhar com os pais


Se viajar for muito complicado, existem atividades que podem ser realizadas dentro de casa mesmo, como aprender sobre os alimentos. Aqui, na Montessoriana Escola Infantil, nós trabalhamos bastante todos os aspectos que envolvem o preparo e a alimentação.


Isso porque acreditamos que a cozinha desenvolve a autonomia da criança, ao mesmo tempo, que promove uma boa introdução alimentar. É uma oportunidade da criança criar uma boa relação com alimentos que, talvez, durante a rotina diária, ela tenha menos acesso. Conhecer novas verduras e legumes e, mais do que isso, aprender como esses alimentos chegam à mesa, sem dúvida, ajudará a estabelecer uma maior conexão com os pais e incentivará a criança a ter uma alimentação equilibrada e saudável no futuro.


Valorizamos tanto esses momentos que, aqui, na Montessoriana Escola Infantil, temos uma cozinha experimental. Para conhecer como funciona, clique aqui!






3. Planejar e Organizar


Já falamos bastante sobre a importância do conceito de "ordem" para a Teoria Montessoriana. O ambiente ordenado para a criança é satisfatório, porque seu natural é buscar a relação entre as coisas. Dessa forma, trabalhar o planejamento e a organização desde criança podem criar momentos muito confortáveis e de reforço dessa capacidade de ordenamento.


Segundo o livro "A Criança" de Maria Montessori, essa sensibilidade para a ordem já se mostra desde o primeiro ano de vida e se prolonga no segundo. Assim, as férias podem ser um período para aprimorar essa natureza organizada da criança e desenvolver a ordem interior.


A dica, aqui, é colaborar para que a criança arrume as gavetas do quarto, aprenda a dobrar as peças de roupa ou organize qualquer lugar que tenha itens que ela possa manusear e colocar na ordem em que ela preferir.


Quanto ao planejamento, as férias podem incluir momentos para pensar o próximo ano, as atividades que ela tem vontade de realizar, pensar em uma lista de compras, colaborar no planejamento dos passeios da família. Tudo isso estabelece o sentido de ordem, além de começar a trabalhar os significados de responsabilidade e deveres.


O mais importante de tudo é entender que as férias não precisam ser períodos completamente parados. Não se preocupe por achar que a criança estará se esforçando demais ao realizar todas essas atividades. A criança montessoriana aprende que o trabalho é divertido e ela tem interesse em fazer.


Para Montessori, o trabalho não é desgastante, mas, sim, um esforço estimulante. E o tempo das férias escolares pode ser uma grande oportunidade para a realização de atividades interessantes e momentos de conexão que a criança irá se lembrar a vida inteira. Aproveitem!





- Gostou do texto? Deixe o seu comentário logo abaixo.



139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page