top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

A cozinha experimental da nossa escola



Aqui, na Montessoriana Escola Infantil, temos um espaço que é o nosso “queridinho”: a cozinha experimental. Nesse ambiente, realizamos atividades com os alunos voltadas para a preparação do alimento, mas ela é muito mais que isso.


Nosso objetivo com esse espaço é desenvolver a autonomia da criança, ao mesmo tempo que promovemos uma boa introdução alimentar. Assim, para que a criança tenha uma alimentação equilibrada e saudável no futuro, incentivamos que ela entre em contato com os alimentos e trabalhe com eles desde pequena.


E tudo é muito bem pensado…


A proposta de cozinha experimental vai além do ambiente preparado, o trabalho tem o acompanhamento da nossa nutricionista que também auxilia as crianças durante a aula. Ela ensina as formas de preparação e a apresentação dos alimentos, como higienizar as mãos corretamente antes de comer, quais as principais funções e benefícios de uma alimentação saudável e muito mais.


Nossa cozinha experimental é especialmente preparada para que a criança desenvolva uma relação harmoniosa com a comida e com a saúde!


Com qual idade a criança pode começar a participar da cozinha?


Acreditamos que, a partir dos 2 anos, os pequenos já podem ser convidados a realizar algumas tarefas com o adulto. Ao aprender na escola e na cozinha experimental antes, a ideia é que esse aprendizado seja levado para casa, onde os pais possam fazer pequenas adaptações na cozinha para que a criança participe também.


Veja os vídeos abaixo de nossas crianças trabalhando com os alimentos, concentradas, socializando e aprendendo 💚







E como é uma aula na prática?

Como dissemos, é cozinha experimental que a criança conhece e se familiariza com os alimentos e em uma das atividades que realizamos, as crianças conheceram os benefícios da abóbora, as propriedades e os diferentes tipos de abóbora durante a atividade da cozinha Experimental. (veja na imagem abaixo)


Eles adoraram a experiência e, sem dúvida, ficaram com muito mais vontade de incluir o alimento na rotina diária! 🥰

Assim, gostar de se alimentar bem fica muito mais fácil! Concorda?



1.119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page