top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

A escrita e a leitura: O início da aprendizagem.



Segundo Maria Montessori, a escrita é a expressão do pensamento e a leitura é uma habilidade para interpretar os pensamentos dos outros. Além disso, a escrita alfabética é como fazer um sinal corresponder a um som. O progresso do desenvolvimento da escrita alfabética acontece no encontro entre essas duas linguagens (a escrita e a leitura) que se desenvolvem quase que paralelamente.


No início da aprendizagem de ler e escrever, a mente e a mão têm participações iguais. A mão pode dar o impulso ao que mente deseja comunicar. Durante o aprendizado dessas duas habilidades, as crianças ficam animadas e eufóricas querendo entender o mais rápido possível. Assim, é necessário disciplinar as mãozinhas e acalmar corações.


Aprender a ler e escrever


A habilidade de escrever começa no rabisco. Já a partir dos 3 anos, as crianças passam a ter os primeiros contatos com algumas letras, depois aprendem a repetir os sons, para assim associar os dois.


O uso das letras de lixa ajudam as crianças a tentarem desenhar o som, entenderem qual a forma que possuem. Assim, elas aprendem pelo som, pela fala e pelo toque. As crianças conseguem entender as palavras e seus códigos antes mesmo de desenvolver a habilidade de segurar o lápis.


O processo consiste em juntar uma letra aprendida de cada vez, até formar palavras completas.



letras montessori Montessoriana Escola Infantil
Crianças trabalhando com as letras na Montessoriana Escola Infantil


Uma coisa de cada vez


Na abordagem Montessori, considera-se que é melhor aprender uma coisa de cada vez. Assim, primeiro a criança aprende os sons e depois qual o nome da letra.


Posteriormente ao aprendizado dos sons, as crianças começa a aprender o movimento da pinça. O movimento de pinça é baseado no aprendizado gradual. A ideia é que aconteça uma evolução até que ocorra a escrita espontânea.

O movimento da pinça é aquela posição dos dedos em que o polegar e o indicador se juntam para segurar um objeto pequeno. Depois, quando a criança dominar a técnica, a pinça será trocada pelo lápis.


Os pequenos desenvolvem esse controle por meio da prática. Quanto antes a criança tiver contato com o lápis e começar os rabiscos, mais apta ela estará no movimento adequado que ela precisa para utilizar o lápis.

Aprenda uma atividade de movimento da pinça aqui.


Se forem respeitados os momentos de aprendizagem da criança, é possível acompanhar um aprendizado fluido e extremamente alegre da criança. É realmente impressionante ver os pequenos usarem a inteligência e aprenderem a ler e a escrever.








1.615 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page