top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Montessori em casa: O movimento da pinça e o desenvolvimento da escrita.


O movimento de pinça ajuda muito na hora de pegar o lápis. Para que a criança chegue nessa etapa, na Montessori Escola Infantil, ela realiza um aprendizado gradual. O objetivo é que ocorra uma trajetória de evolução e, dessa forma, aconteça a chamada escrita espontânea. O treino evita traumas desnecessários com a repetição de exercícios aos quais a criança não está acostumada e faz com que a escrita flua naturalmente.


A Preparação Indireta


A partir dos três anos, as crianças começam a perceber os símbolos escritos à sua volta e nesse momento se inicia a preparação indireta.

A preparação indireta engloba treinar cada habilidade que a criança irá utilizar para escrever de maneira individual para depois conseguir reunir todas elas.

Uma dessas habilidades é o movimento de pinça. É aquela posição dos dedos em que o polegar e o indicador se juntam para segurar um objeto pequeno. Posteriormente, quando a criança dominar a técnica, a pinça será trocada pelo lápis.



criança movimento pinça escrita montessori
Fonte: Reprodução/Pinterest

O movimento de pinça pode ser treinado em casa. Para fazer esse exercício, vamos precisar dos seguintes materiais:


  • 2 vasilhas

  • Grãos de feijão

  • pinça


Para as crianças que sentirem dificuldade com a pinça, elas podem iniciar com um pegador de salada. Nesse caso, será preciso trocar os grãos por um material maior.



criança movimento pinça montessori
Fonte: Reprodução/Pinterest


Procedimento:


Lembre-se de transpor os grãos ou os objetos sempre da esquerda para a direita, porque essa é a direção que realizamos durante a escrita.


Pegue a pinça. Com um movimento preciso, vamos transpor os grãos que estão na vasilha da esquerda para a vasilha da direita.


Quando terminar de transpor, pode-se aumentar o grau de dificuldade. Para isso, pode-se aumentar o número de grãos ou diminuir o tamanho deles, utilizando grãos de arroz, por exemplo.


A professora Jaqueline da Montessori Escola Infantil gravou um vídeo explicando para as crianças como fazer a atividade.



Professora Jaqueline ensina atividade para treinar o movimento de pinça



Para acompanhar mais informações, acesse o nosso instagram @montessoriana_escolainfantil ou entre em contato pelos números 3345-0445 ou 3345-4443.


23.077 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page