Nossa Localização:
Endereço:

SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF

Telefones:

(61) 3345-0445  / 3245-4443

Segunda à sexta - 8:00 - 18:00

© 2020 by Escola Montessoriana |  Terms of Use  |   Privacy Policy

  • escolamontessoriana

Preparação Indireta: O caminho das crianças independentes


O caminho natural que a criança faz em direção à independência é chamado de Preparação Indireta. Ele acontece quando as habilidades são colocadas separadamente, de forma que as mais fáceis são colocadas primeiro e aos poucos cada habilidade se une às outras para executar esforços mais complexos.

Assim, o Método Montessori considera que se esse é o caminho mais natural para a criança, tudo que ela precisa aprender deve incluir a Preparação Indireta, para que flua da melhor maneira possível.

Passos para aplicar a Preparação Indireta


A Preparação Indireta possui passos para que se execute uma análise dos movimentos que são necessários para uma nova tarefa. Siga os seguintes passos:


1. Execute a tarefa muito lentamente.

2. Busque perceber cada movimento e anote.

3. Refaça a atividade e veja se os movimentos que você anotou são suficientes.

4. Marque na lista quais movimentos seu aluno já domina.

5. Reflita sobre exercícios interessantes que poderiam preparar os movimentos necessários.

6. Prepare os exercícios e apresente, aos poucos, para a criança.

7. Quando ela estiver com todos os movimentos desenvolvidos em nível adequado, apresente a tarefa “final”.


Alguns exemplos para entender como funciona a Preparação Indireta:


No aprendizado da linguagem articulada:


  • Encorajar a criança a falar, a contar fatos, a descrever objetos, pessoas, sensações, acontecimentos, ajudando-a no início, meio e fim, isto é, numa linha lógica de pensamento.

  • Manter uma conversa informal sobre os ambientes familiar, escolar e sobre si mesmo, desenvolvendo o hábito de escutar com atenção, de intervir para enriquecer e dialogar com sentido lógico.

  • Deixar que as crianças conversem entre si, sem intervir, mas anotando as desconexões.

  • Enriquecer a linguagem com termos exatos.




Preparação Indireta da mão à escrita:


- Encaixes sólidos: Pequena pega

- Placas de áspero e Liso: Desenvolvimento da sensibilidade tátil para a pega nas letras de lixa




Barras Vermelhas:

- Dar a criança experiências matemáticas exatas para o desenvolvimento da mente matemática: preparação à geometria, intuição das propriedades comutativa e associativa.



Uso das barras vermelhas na Escola Montessoriana


Escada marrom:


- Dar à criança experiências matemáticas exatas para o desenvolvimento da mente matemática: noção de ordem crescente e decrescente.

Escada marrom/ Montessori Emporium














O papel da professora


A Preparação Indireta é obtida por meio das atividades diárias. Assim, para que a criança possa se expandir livremente, a professora deve manter-se silenciosa e quieta, numa expectativa paciente. O ideal é fornecer as ferramentas adequadas - suporte, direcionamentos, materiais – para que ela entenda que não deu certo e aprenda como consertar.

Nem sempre a criança indicará que precisa de ajuda, por isso a capacidade de observação do adulto preparado é importante. Ele percebe os indícios de que algo não está correto e busca a melhor maneira de agir.

Por fim, é importante lembrar que mesmo que toda atividade é melhor conduzida por meio da Preparação Indireta e toda ação natural da criança é uma Preparação Indireta para alguma coisa.

5 views