top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Estamos todos conectados: Educação Cósmica e o Coronavírus



Sabemos que tudo que existe está ligado. Mas na prática muitas vezes nos esquecemos da grandeza dessa relação. Esquecer a Educação Cósmica tem consequências diretas no mundo. As pessoas tornam-se mais autocentradas e, aos poucos, tudo vai parando de fluir com naturalidade. Tudo é parte do universo e tudo está ligado formando uma unidade completa.

A Educação Côsmica no método Montessori


Maria Montessori nos trouxe a Educação Cósmica para ensinar às crianças a ligação de tudo com todos. A palavra “Cosmo” vem do grego kosmikos, de kosmos e significa ordem. O termo se refere a descoberta da ordem global, unificada e a visão universal de tudo.

educação cosmica montessori coronavirus
Fonte: Reprodução Canva

A partir dessa ideia, a criança é capaz de formar um panorama do mundo em que todos dependem de todos para viver. A criança entende que o alimento que ela come só existe porque alguém plantou, alguém colheu e alguém transportou para chegar até a mesa dela.

A sala de aula como um microcosmo

No dia a dia, as crianças exploram o universo na sala de aula montessoriana. Elas descobrem os oceanos, os continentes e tudo é realizado da maneira mais prática possível, a partir dos elementos do cotidiano. O ambiente preparado da sala de aula busca refletir um microcosmo que representa a ordem do universo para a criança.

O aprendizado se torna interdisciplinar e o objetivo final é criar uma consciência universal de conexão para que a criança entenda, assim, o seu papel no mundo.

Educação Cósmica e o Coronavírus

Estamos vivendo uma fase atípica no mundo todo. O mundo se encontra em pandemia por conta do contágio do Covid-19, o novo Coronavírus. É um momento em que nos mostra claramente a conexão que existe entre todos. O vírus começou a se espalhar na China e atingiu vários países. Hoje, o Brasil também vive o contágio. Tudo que alguém faz em algum lugar do mundo tem consequências diretas e indiretas aqui.


Nesse momento, a criança pode entender a Educação Cósmica de um ponto de vista extremamente real e prático. Para evitar alarmar a criança e gerar sentimentos de angústia ou medo, é preciso conversar adequadamente com ela sobre o assunto (como sugerido aqui). Ao entender a ligação de tudo, a criança pode visualizar o que está acontecendo, mas também perceber que ela pode ter uma atitude bonita e importante nesse momento, como a de ajudar os colegas com palavras de apoio e informações.


A partir da Educação Cósmica, a criança entende que o simples ato de melhorar a higiene e lavar as mãos corretamente tem uma importância fundamental no combate ao vírus. A proteção de si significa a proteção de muitos, justamente porque estamos todos conectados.

educaçao cosmica montessori
Fonte: Reprodução Canva

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page