• Escola Montessoriana

Método Montessori: a higiene das crianças




Ensinar higiene pessoal às crianças é essencial para que ela desenvolva o senso de autocuidado. A criança precisa aos poucos entender a importância desses hábitos para que não se tornem atividades complexas que elas deixem de realizar.

A melhor forma de ensinar as crianças é por meio do exemplo. Além de explicar o passo a passo de cada atividade, a criança precisa perceber que os pais realizam as atividades para, assim, querer imitá-los.


O banheiro adaptado


A ideia é sempre permitir que a criança tenha autonomia para realizar as atividades. Para isso, é importante ter um banquinho no banheiro. O banquinho precisa ser muito firme e possuir a altura necessária para criança alcançar a pia, a torneira e o sabonete. A criança deve ficar à vontade para lavar as maõs, o rosto e secar-se sem dificuldades.


Fonte: Reprodução Canva

Escovar os dentes


No começo, os pais devem narrar o passo a passo de cada ação. Pode-se ensinar os movimentos primeiro com o dedo para que a criança perceba a força que deverá utilizar. À medida que a criança imitar os pais, ela perceberá seus erros e acertos por meio da própria atividade. O ato de escovar os dentes permite a criança, de maneira muito intuitiva, perceber sozinha se ela colocar pasta de dente demais ou se forçar demais a escova, por exemplo. Para estimular o hábito, os pais podem associar a tarefa com alguma música. Dessa forma, a criança irá escovar os dentes no tempo indicado e fortalecer o hábito.



Fonte: Reprodução Canva

O Banho


O banho exige a observação dos pais, de forma que a criança nunca fique completamente sozinha nesse momento. O sabonete e o shampoo devem ficar em um local de fácil acesso a criança, onde ela possa alcançá-los. Novamente, os pais iniciam o ensinamento narrando cada ação e aos poucos permitem a criança realizá-las sozinha, apenas corrigindo o necessário. É importante que os pais deixem a criança participar do momento com autonomia. Elas podem escolher o shampoo que querem usar, por exemplo.

É preciso paciência para deixar a criança ter seus primeiros contatos com o banho. Ela irá perceber a água no corpo, a sensação do sabonete. Para secar, deixe a toalha na altura da criança e ensine-a a secar com calma todas as gotas de água.





Todas as atividades de higiene pessoal permitem a criança a desenvolver o controle motor. Por isso, é necessário ter paciência com o processo e admirar os avanços. Deixar a criança ter uma boa experiência com as atividades é essencial para que ela queira repetí-los, de forma a fortalecer os bons hábitos.

0 visualização
Nossa Localização:
Endereço:

SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF

Telefones:

(61) 3345-0445  / 3245-4443

Segunda à sexta - 8:00 - 18:00

© 2020 by Escola Montessoriana |  Terms of Use  |   Privacy Policy