top of page
  • escolamontessoriana

A sala de aula Montessoriana: Um ambiente preparado

As salas de aula Montessorianas são baseadas nos chamados ambientes preparados. Tudo ali é planejado para que a criança possa se desenvolver de acordo com os interesses de cada idade. A ideia é que o ambiente promova o aprendizado, ao mesmo tempo que desperta a curiosidade das crianças pelo mundo.



O foco na criança


A preparação começa antes das aulas. A sala é planejada de forma que possibilite que as aulas sejam centradas nos alunos e não nas lições. Tudo é feito para que o potencial da criança seja aproveitado ao máximo e para que ela desbrave seus interesses com autonomia. Para isso, o primeiro detalhe é que os móveis devem ter o tamanho das crianças. Elas precisam se sentir confortáveis naquele espaço e evitar que fiquem tentando alcançar os objetos. Assim, os materiais são dispostos em prateleiras baixas, de fácil alcance, de forma que elas não dependam do professor para buscar algo que queiram.

Materiais Montessorianos





Um dos pilares no processo de aprendizagem em uma sala Montessori são os materiais oferecidos à criança. Os materiais montessorianos possibilitam o desenvolvimento nas áreas trabalhadas: Vida Prática, Educação Sensorial, Linguagem, Matemática e Assuntos Culturais. A criança tem a livre escolha e a possibilidade de manipular o material quantas vezes sentir necessidade. O material deve estar pronto para servir à criança, organizado e com uma beleza que a encante e desperte o gosto pelo trabalho. Eles ficam disponíveis de forma que não sobrecarreguem as crianças. Assim, são dispostos do mais simples ao mais complexo. Ao terminar de trabalhar com o material, os alunos são instruídos a devolvê-los para o local adequado.


A sala de aula na Escola Montessoriana


Em nossa escola, nossas salas de aula são abastecidas com o completo enxoval Montessori. Os nossos alunos encontram um ambiente organizado e cientificamente preparado, com a revisão diária da organização dos materiais. Isso possibilita a criança exercitar, aprender, experimentar e perceber os próprios erros. Com a liberdade de escolha e de repetir quantas vezes quiser cada exercício que os materiais oferecem, a criança desenvolve um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.



O espaço

O espaço educativo no método Montessori é organizado de forma que não há um centro focal na sala. A sala de aula deve abrigar espaços para atividades individuais e grupais. Além disso, deve estimular o aprendizado que acontece quando as crianças são as próprias administradoras do meio. Assim, muitas salas de aula possuem plantas para que as crianças se revezem para regá-las e desenvolvam a habilidade de cuidar.

É natural da criança a curiosidade com o mundo que ela está conhecendo. A criança sente a necessidade de desbravar, pegar, experimentar os objetos. Dessa forma, o adulto deve agir como um observador que possibilita que a criança tenha autonomia para tocar os objetos. No método Montessori, tudo é planejado para que a sala de aula seja um ambiente de experimentação, em que as crianças se movimentem livremente. Incentivar a curiosidade natural por conhecimento e permitir que as crianças aprendam com liberdade e amem o aprendizado.

5.517 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page