top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Como montar uma árvore de Natal interativa com a criança



Aproveite o Natal para trazer mais momentos de interação e alegria dentro de casa. Além de se divertirem, as crianças podem aprender e treinar aspectos motores com a árvore de Natal interativa. Apesar de Maria Montessori não se referir a esse tipo de árvore como "Árvore de Natal Montessoriana", muitas pessoas a consideram como parte do método por conta dos aspectos interativos e autoeducativos que ela permite explorar.


As datas comemorativas são uma ótima forma de ensinar sobre união, tradição e, claro, de aplicar o método montessoriano de diferentes formas.




Como é uma Árvore de Natal montessoriana?



A árvore deve ser, primeiramente, segura e muito prática, para que a criança tenha a liberdade de tirar e colocar os objetos com facilidade. A árvore de Natal com essência montessoriana deve, ainda, permitir que a criança explore o lúdico e a imaginação e ofereça várias possibilidades de montagem.


A base da árvore pode ser feita de feltro. Assim, os enfeites natalinos são colados com velcro, o que deixa a criança livre para montar e desmontar sempre que quiser. A árvore de feltro para parede pode ser de qualquer tamanho, apenas respeitando a altura da criança, de forma que ela se sinta livre para levantar, agachar e alcançar o topo de árvore.


À medida que a criança trabalhar com os acessórios natalinos, ela desenvolverá mais autonomia, coordenação motora e criatividade.


árvore de Natal Montessoriana
Árvore de Natal de feltro


Árvore de Natal com essência montessoriana feita de papel:

Se a árvore de feltro não for uma opção, você mesmo pode fazer a sua árvore de papel.

Materiais necessários:

  • Papel cartão verde

  • Papel cartão colorido

  • tesoura

  • fita adesiva transparente

  1. Corte o papel cartão verde no formato de árvore de Natal

  2. Desenho e corte os enfeites natalinos, da forma que preferir.

  3. Cole a árvore com a fita adesiva em um pedaço da parede que seja possível remover depois

  4. Deixe a criança livre para colocar os enfeites na ordem que quiser.


árvore de natal montessoriana
Fonte: Reprodução/ Primary Theme Park



Vantagens da árvore de Natal com essência Montessoriana


  • Ajuda no desenvolvimento psicomotor

Sempre que a criança segura um dos enfeites, ela automaticamente trabalha o movimento de pinça. A partir disso, ela desenvolve o tato e a força ao colar e descolar os enfeites natalinos.


  • Favorece o desenvolvimento da linguagem

A linguagem pode ser trabalhada com os enfeites e símbolos do Natal. À medida que a criança escolher um dos enfeites para colocar na árvore, aproveite para dar nomes a cada um deles.


  • Desenvolve a criatividade

A criança pode inventar árvores diferentes com as inúmeras opções de cores e enfeites. Ela pode começar por cima da árvore ou por baixo e exercitar a criatividade e a imaginação.


Um dos preceitos montessorianos mais importantes é a liberdade de escolha e a árvore de Natal educativa ajuda a praticar isso. A liberdade de escolha permite também o desenvolvimento da noção de responsabilidade. A criança aprende a tomar as próprias decisões.



Com tantas possibilidades diferentes e criativas de viver essa data especial, sem dúvida, a criança vai querer participar da decoração, dos detalhes e deixar a casa completamente em clima de Natal. Permita que ela se sinta parte desse momento tão bonito.



Conta pra gente: Como é a montagem da árvore na sua casa?

217 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page