top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

A importância da socialização na Escola Montessoriana



Aqui, na Montessoriana Escola Infantil , a socialização das crianças é um aspecto essencial do desenvolvimento. Estar no ambiente escolar, convivendo com outras crianças, traz grandes benefícios para as habilidades de interação.


A escola cria oportunidades para que elas pratiquem a cooperação, desenvolvam valores de convivência e entendam mais sobre o "eu" e o "outro".


Como é a socialização para Montessori?


Maria Montessori sempre incentivou bastante o trabalho individual e a necessidade de desenvolver esse prazer pela concentração e pela autonomia da criança. Assim, a criança conseguir trabalhar sozinha é, antes de tudo, essencial para desenvolver depois a socialização. Uma faz parte da outra.


A socialização para Montessori, assim, permite a troca de individualidades. É onde as crianças passam umas para as outras comportamentos e culturas diferentes e podem aprender ainda mais. E, ainda que a família seja responsável pelo início do processo de socialização, a escola desempenha um papel fundamental.


A socialização como oportunidade


A educação Montessori é feita do aproveitamento das oportunidades de aprendizado no mundo. O aprender acontece, enquanto a própria vida acontece. Dessa forma, as oportunidades de socialização permitem que a criança vivencie ainda mais oportunidades de conhecer o mundo, por meio do olhar de outras pessoas.


Uma dessas oportunidades é o trabalho em equipe


Aqui, incentivamos o trabalho individual, mas também interação dos alunos. Uma das formas, é quando unimos crianças de diferentes idades e, com isso, elas podem aprender umas com as outras.

Assim, os mais novos observam e ficam animados a conhecer o colega, e a dar o passo seguinte nas atividades que os mais velhos já realizam. Enquanto os alunos mais velhos aprendem a se sentir responsáveis e, por isso, e compartilham suas conquistas com os mais novo.


As idades diferentes no grupo favorecem o senso de comunidade e eles aprendem a cuidarem uns dos outros.


Ao se perceberem como indivíduos únicos, as crianças trabalham a sua autoconfiança e, uma vez trabalhado isso, elas se sentem muito mais seguras para se conectarem com os colegas. Boas interações acontecem entre pessoas que aprenderam também a cuidar de si mesmas.


É a partir do individual, que a liberdade de interagir com os colegas acontece.



➡️ Você concorda que precisamos desenvolver primeiro as individualidades para depois incentivar a socialização?

Responda nos comentários.




Nossa Escola está aberta para receber novos alunos e esperando você, com muito carinho, para vir nos conhecer!

Endereço: SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF ​



464 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page