top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Você sabe o que é a mente absorvente?

Atualizado: 1 de jul. de 2020



O conceito de “Mente Absorvente” surge da ideia de que a criança é um ser humano ativo que absorve a todo momento os estímulos à sua volta.

O conceito é fundamental dentro da teoria e é também o nome de um dos principais livros de Maria Montessori. Ela percebeu que a mente da criança, nos estágios iniciais, age como uma espoja de aprendizados, aprende de maneira fácil, orgânica e intuitiva.

A mente inconsciente (do nascimento aos 3 anos de idade)


No início, a mente da criança é inconsciente. Por conta disso, ela absorve sem distinção do que é bom e do que é ruim. Ainda não há escolhas conscientes.

Tudo que ela vê, escuta ou toca servem de estímulos para ela. Esse é um momento em que os adultos devem ter um cuidado extra sobre o que permitem que a criança presencie. Estímulos negativos podem deixar feridas na criança por toda a vida .Por outro lado, se a ela vive em um ambiente feliz, de conforto e segurança, ela é capaz de desenvolver toda a sua potencialidade.

A mente absorvente consciente (dos 3 aos 6 anos)


Quando a criança se torna consciente, ela continua absorvendo os estímulos à sua volta, porém, agora, ela também é capaz de responder.

A partir dessas respostas, a criança desenvolve as capacidades cognitivas e motoras. É nessa fase também que a criança começa a pensar de forma abstrata e utilizar a imaginação.


montessori mente absorvente
Fonte: Reprodução/Canva


A curiosidade como o combustível principal da mente absorvente


A mente da criança é capaz de absorver tanta informação, porque é movida pela curiosidade.

É a primeira vez que a criança vê o mundo e isso já é um estímulo natural que a faz querer experienciar e explorar ao máximo tudo o que vê.

Assim, a criança se movimenta, manipula os objetos, mexe no que chama atenção e, a partir de uma determinada idade, começa a perguntar sobre tudo.


Os adultos devem aproveitar esses momentos para que essa curiosidade seja estimulada. As respostas dos adultos servem para que a criança consiga conceber na mente dela o mundo em que vive e dependendo da reação do adulto, a curiosidade pode ser ainda mais desenvolvida ou não. E crianças curiosas, se tornam adultos mais estudiosos e interessados.


Assim, permita que a criança absorva informações positivas.

Torne o mundo dela um lugar interessante.

4.843 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page