top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Valores e Virtudes: A paciência na educação Montessoriana



Vivemos em um mundo tão acelerado que esquecemos de exercitar a virtude da paciência para o equilíbrio emocional e a boa qualidade de vida. Ao longo do dia, a vida impõe uma rotina acelerada, colocando a nossa paciência à prova a todo momento e,assim, tirando a nossa paz. Exercitar essa virtude nos leva a uma transformação interior que refletirá nas nossas ações socioemocionais.

Mas o que é ser paciente?


Ser paciente é entender que as nossas respostas estão no agora. Quando mantemos a mente no futuro, é impossível manter a paz. Porém, ser paciente é um exercício, já que a impaciência é automática. Sem autoconsciência do momento presente, facilmente nossa mente e nossos sentimentos buscarão respostas no futuro, onde apenas gerarão mais perguntas e sentimentos de angústia e apreensão.

A paciência exige esforço, como uma criança que realiza uma atividade e apenas por meio dela cresce e se aprimora. É um esforço que aos poucos nos libera da frustração.

A criança precisa da espera para crescer


Na educação Montessoriana, a espera tem um valor importantíssimo, uma vez que apenas a partir dela a criança é capaz de desenvolver o máximo de suas capacidades. Toda atividade montessoriana pede que a criança tenha paciência e entenda o valor do momento presente. Cabe ao adulto a paciência de observar sem acelerar o processo de aprendizado da criança.

Na Montessoriana Escola Infantil, a paciência é uma das virtudes mais trabalhadas com as crianças, porque quando temos essa virtude inserida no nosso comportamento, a tendência é de que outras virtudes, como a tolerância e o respeito, também desabrochem.

O exercício da paciência no dia a dia


A educação tradicional muitas vezes não dá o espaço necessário para trabalhar a paciência. Assim, os pequenos crescem com a dificuldade de focar em uma atividade de cada vez ou de gerenciarem os próprios sentimentos, eles sentem tantos sentimentos ao mesmo tempo que não conseguem distinguir.

No método montessori, a paciência é trabalhada todos os dias, são exercícios de vivência, como saber esperar. Por exemplo em uma sala Montessoriana só tem um material de cada modelo. Dessa forma, as atividades exigem que cada criança aguarde a sua vez. Além disso, tudo é realizado com calma, não existe um horário rígido para a conclusão.


A prática da paciência nos traz benefícios preciosos. O imediatismo, muitas vezes é uma atitude perigosa e desnecessária. Quando agimos com calma e controlamos a ansiedade, contribuímos para a construção da paz no mundo tão necessária nos dias atuais. Quando treinamos exercer a paciência desde crianças, podemos naturalmente lidar melhor com as diversas situações da vida.


150 anos de Maria Montessori



723 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page