top of page
escolamontessoriana

Portfólio: a assinatura cognitiva da criança



O portfólio de aprendizagem corresponde a uma assinatura cognitiva da criança e a sua propriedade se torna indiscutível. Na nossa escola, Montessoriana Escola Infantil, a organização das áreas de conhecimento em um portfólio acontece para que se tenha uma visão do sujeito como um todo. A elaboração do portfólio traz para o aluno a possibilidade da autoreflexão.

A partir disso, é possível alcançar alguns resultados como:


  • A criança se torna capaz de construir o saber através da percepção da evolução do

seu próprio desenvolvimento.

  • A criança, ao construir o seu portfólio, passa por uma autoavaliação.

  • A professora tem a possibilidade de acompanhar uma faixa evolutiva do

desenvolvimento da criança, obtendo dados importantes no processo avaliativo.


Modelo de Portfólio

A criança escolhe, entre as suas produções, qual ela gostaria que fosse capa do seu portfólio, ou se preferir, poderá realizar uma atividade específica para a capa.


método montessori
Capa do portfólio escolhida pela criança

Após, a capa, uma pequena entrevista é feita com a criança, para iniciar o portfólio.



A professora, caso queira que alguma produção da criança faça parte do portfólio, deve conversar com ela, justificando sua escolha. A professora pode ainda fazer alguns relatos na produção da criança, que sejam relevantes e ajudem no processo avaliativo:

Ex.: Realizou com ótima concentração, ou com pequena concentração por isso precisamos trabalhar mais.

- Realizou participação em grupo.

- Demonstrou muita habilidade.


A importância da opinião da criança

A criança deve opinar sobre quais das produções pertencerão ao portfólio. E após terminar a produção, se a criança quiser, poderá avaliar e etiquetar sinalizando se ela achou fácil ou difícil. Ao utilizar fotos no portfólio, a professora pode solicitar que a criança faça a descrição da atividade. Caso aconteça, registrar em uma filipeta e colar ao lado da foto, como na imagem abaixo:



O objetivo do portfólio é aprofundar a relação ensino e aprendizagem, de maneira que os alunos e os professores possam ir além dos aspectos tradicionais da educação. Assim, as produções da criança permitem uma observação de maior qualidade sobre competências e habilidades para compreender o processo evolutivo dela.

975 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page