top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Educação musical Montessori: Use a música no dia a dia.



O que a música tem a ver com educação? TUDO! A música é capaz de estimular a nossa percepção do mundo.

Os estímulos sonoros que recebemos impactam o cérebro e desenvolvem a linguagem e o raciocínio.

Alguns estudos mostram que a música influencia o bebê desde a barriga da mãe e pode desenvolver a capacidade cognitiva muito cedo.

Associações musicais

A música pode ser utilizada para criar associações mentais positivas. Assim, se você colocar uma música alegre sempre pela manhã, existe muitas chances da criança associar a música ao momento de despertar e, assim, acordar disposta e animada.

A metodologia Montessori entende o impacto que a música tem e, por conta disso, sempre que possível, ela incorpora os estímulos sonoros nas atividades. Assim, o método inclui atividades musicais.

Música: uma forma de sentir


Quando somos bem orientados, aprendemos a importância de sentir e expressar. Aos poucos, na infância, aprendemos a nomear os sentimentos e a externá-los. Assim, a música é um dos meios de expressão mais interessantes. Por meio dela, a criança pode desenvolver inteligência emocional para lidar com tudo que existe dentro dela.


No período em que a criança está suscetível a tudo que ocorre a sua volta, chamado de mente absorvente, a música a influencia de maneira muito natural. Assim, ela exercita a percepção infantil inicial sobre o ambiente em que ela vive e é uma das formas de começar a conhecer o mundo.

educação musical método montessori
Fonte: Reprodução/Canva

Como a música é utilizada na educação montessoriana?

A música também significa ordem e é como uma organização da alma. Os sons, ritmos e melodias permitem que a criança se conecte com ela mesma e se torne mais consciente das próprias emoções.

Para Maria Montessori, todos os conceitos são relacionados. Assim, a educação é um processo holístico que mistura educação cósmica com todas as outras áreas, inclusive a música.

As atividades montessorianas permitem observar as reações da criança ao colocar uma música. Além disso, utilizar a música nos hábitos diários, ajuda a desenvolver uma rotina disciplinada e delimitar rituais. Pode-se, assim, usar para o banho, para já avisar da hora de dormir, no momento em que preferirem.

Ao observar as reações da criança, pode-se perceber que algumas possuem um talento e um gosto especial pela música. Assim, muito cedo, é possível descobrir talentos artísticos e musicais. É aquela criança que canta enquanto realiza outras atividades, que demonstra muito interesse em mexer nos instrumentos musicas.

música educação montessoriana
Fonte: Reprodução/Canva

Ao desenvolver a percepção sobre a intensidade, o timbre e o ritmo a criança descobre os meios de representar o mundo por meio da música.


Assim, as atividades musicais realizadas na Montessoriana Escola Infantil ou mesmo dentro de casa devem ser frequentes para estimular o intelecto da criança, as sensações e fazê-la dançar conforme seu próprio ritmo.

2.429 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page