top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Conquistando as crianças pela música: A educação musical dos novos alunos.



A Montessoriana Escola Infantil recebe todos os anos vários alunos quem vem de escolas tradicionais. Muitas vezes, esses alunos nunca tiveram contato com a música de maneira educativa e esse recomeço se torna um momento muito especial de apresentação da educação musical à criança.


É realmente um momento de conquista, em que a música vem para auxiliar e estimular as crianças que estão iniciando a rotina escolar.


Hoje, vamos mostrar como a educação musical acontece na prática, aqui, na Montessoriana Escola Infantil.


Nossas aulas acontecem uma vez por semana e são para todas as turmas de Infantil (I,II,III,IV,V).


Nosso trabalho inclui muito canto, instrumentos musicais com bandinha rítmica, que é do mesmo tamanho deles, promovemos brincadeiras, dinâmicas musicais, para que as crianças se sintam cada vez mais envolvidas pela música.



Por que a música é tão importante na Educação Infantil?

A música possui o potencial de despertar emoções. É possível desenvolver inteligência emocional por meio do trabalho da musicalidade. Isso, porque as crianças aprendem a nomear os sentimentos que a música gera nelas. É uma forma fácil e bonita de identificar se estamos alegres, tristes, melacólicos, etc.


Isso significa que a música traz para as crianças o desenvolvimento do "eu". Elas passam a se perceber por meio da música e entender mais como elas mesmas funcionam. Elas passam a compreender a própria existência.


A música desenvolve o ritmo, a movimentação e a percepção corporal


Além de trabalhar aspectos internos, a criança vive a música de forma muito prática também. Ela dança, se movimenta, balança os braços, canta, e, assim, desenvolve a percepção do próprio corpo. Ela aprende sobre até onde ela pode correr, mexer os bracinhos, pular e, assim, vai se reconhecendo no espaço, aceitando suas capacidades e limitações.


Aulas de Música de Câmara


Em algumas aulas, fazemos o que chamamos de "Música de Câmara", que é uma reunião instrumental de um pequeno grupo, em que várias crianças tocam juntas, observam e apreciam músicas eruditas e tocam ritmicamente em cima de uma música. Nessas aulas, usamos tambores, flauta doce, colheres, todo o estímulo que puder trazer a sonoridade de diversas formas.



Para conhecer mais sobre as nossas aulas musicais, entre em contato:

281 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page