top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Como lidar com a birra (o desespero) da criança?

Atualizado: 15 de jun. de 2020



Sentir, reconhecer e nomear um sentimento requer um aprendizado e quando a criança ainda não desenvolveu essa habilidade, o “sentir” pode sair fora do controle e virar a conhecida “birra”.


Porém, o que muitas pessoas conhecem como birra é na realidade um sentimento de desespero ou de revolta da criança. Não nascemos sabendo lidar com nossos sentimentos, dessa forma, crianças de 1 a 5 anos irão sentir emoções negativas ou confusas que ainda não aprenderam a identificar e controlar.

No método montessori, entende-se que experimentar emoções negativas e conflitos internos é parte natural da vida e a solução para manter o controle é desenvolver aos poucos a inteligência emocional da criança.


Nossa sociedade costuma negligenciar os aspectos emocionais e portanto existem até mesmo adultos que ainda não sabem lidar com os próprios sentimentos. Para que a criança cresça com autonomia e controle emocional, precisamos validar os sentimentos dela.

É preciso entender as causas da frustração da criança e identificar os sentimentos dela.




Como lidar com os momentos de desespero da criança?

  • Procure mostrar compreensão e empatia.

  • Faça perguntas para tentar identificar se o motivo da irritação é cansaço, fome ou outro.

  • Ofereça ajuda e sugira uma escolha nesse momento. Estimule sempre que ela aprenda a tomar decisões.

  • Estabeleça rotinas para que esses momentos de desespero sejam evitados. Conhecer e seguir os horários possibilita que a criança crie uma disciplina.

  • Nunca esqueça de estimular a criatividade. Crianças que se expressam com frequência aprendem naturalmente a lidar com o emocional e se tornam mais calmas.

  • Entenda que é natural da criança querer se movimentar, conquistar sua autonomia e independência e irá gerar desespero se elas forem constantemente impedidas ou apressadas a terminar logo.

  • Permita que elas desenvolvam a socialização. As crianças precisam se comunicar e, muitas vezes, os momentos de comunicação se limitam às ordens. Além disso, pode acontecer da criança passar muito tempo em atividades solitárias ou em telas do celular.

  • Observe se a criança se sente confusa com alguma mudança recente na rotina, organização da família.

  • Perceba como vocês mesmos estão lidando com as frustrações quando elas aparecem, a criança costuma imitar os pais.

  • E sempre fique atento para perceber se alguma parte natural do desenvolvimento da criança está sendo negligenciada.




Em geral, os desesperos acontecem quando a criança precisa se movimentar, se expressar e conquistar sua autonomia, mas algo impede esse desenvolvimento. Assim, ao entender os motivos de uma crise, aos poucos os momentos de desespero irão diminuir e os pais poderão ficar mais tranquilos. Toda crise possui um motivo e é preciso identificá-lo.

“O bem ou o mal do homem na idade madura está estritamente ligado a vida infantil, na qual teve origem”

Maria Montessori

O Segredo da Infância

494 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page