top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

As 4 etapas de Desenvolvimento segundo Maria Montessori



Passamos por diferentes fases do nascimento até a formação completa como adultos. Todas os estímulos que recebemos e todas as experiências que vivemos são cruciais para formar nossas crenças, autoestima, habilidades sociais, motoras e emocionais. E é exatamente a união de todas essas características que formam pessoas únicas. Nunca uma pessoa é igual a outra, porque por mais que tenham ambiente e vivências muito parecidos, é impossível que elas a recebam de maneira totalmente igual.


Assim, Maria Montessori dividiu o desenvolvimento humano em 4 etapas:

Etapa 1: A mente absorvente da criança (dos 0 aos 6 anos)

Você já deve ter ouvido falar sobre "a mente absorvente", se não ouviu, você pode ler um pouco mais sobre o assunto nesse texto aqui! Dos 0 aos 6 anos, é quando a criança mais absorve todos os estímulos a sua volta, isso porque ela ainda não tem discernimento para perceber o que absorver ou não. Assim, a mente dela é como uma esponja que absorve as experiências com muita facilidade.





Etapa 2: Período da infância (6 -12 anos)


Aqui, as crianças já começam a questionar. Esta é a fase das perguntas e de querer entender o mundo à sua maneira, de acordo com os próprios pensamentos e ideias. É também uma fase de muito aprendizado social, com a escola, amigos e a cultura. Ela passa a desenvolver discernimento e formas as próprias opiniões sobre aquilo que conhece. Nessa fase, as pessoas que ela conviver afetarão bastante a sua formação.





Etapa 3: Adolescência (12 -18 anos)


Fase de mudanças corporais importantes e, aqui, existe a necessidade de muita conversa e orientação. É nesta etapa que começa a surgir a necessidade de independência. Maria Montessori associa a puberdade com um novo nascimento, porque as mudanças são importantes, e muito profundas. As mudanças no corpo e na mente dessa fase afetam profundamente a pessoa e, assim, é necessário dar muita atenção, acolhimento e real importância ao aspecto emocional do adolescente. Passando essas mudanças, ele consegue viver bem as próximas etapas de maturidade e responsabilidade que chegarão.




Etapa 4: Maturidade (de 18 a 24 anos)


Finalmente, a última fase e a que leva à fase adulta. Todas as etapas anteriores influenciaram como a pessoa chegou até aqui. Nessa fase, continuam sendo importante as relações sociais, os aspectos emocionais e a busca por um desenvolvimento pleno. Se tudo correu de maneira saudável, o adulto se torna maduro o suficiente para lidar com as suas emoções e terá responsabilidade sobre as próprias atitudes.





Qual etapa se encontra o seu filho? Entenda melhor a fase que ele vive. Assim, fica mais fácil de dar a atenção adequada.


6.785 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page