top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

A história e o significado do nosso Brasão



Conhecemos uma escola por meio dos valores que ela representa. Quando unimos todos

esses valores em um único símbolo, construímos o nosso Brasão. Ele atua como uma metáfora dos nossos princípios defendidos e permite que qualquer pessoa compreenda rapidamente toda a natureza de nossa escola.


O Brasão da Montessoriana Escola Infantil lembra a escola, todos os dias, dos princípios que norteiam a felicidade dos alunos. Essa é a maior finalidade do nosso trabalho. Não à toa, o símbolo se localiza no peito, perto do coração de cada um de nossos professores e alunos. O coração fala diretamente com nosso brasão e, simbolicamente, mistura os valores com o amor que existe em ensinar a teoria montessoriana.


A felicidade que se enxerga em sala de aula, também pode ser vista no brasão por meio do lema que está escrito nele: considerate lilia agri quomodo crescunt, que significa: “reparai os lírios no campo: como crescem!”.


Reparar e crescer. A Escola acredita na importância da observação atenta e constante para que haja crescimento. As crianças são nossos lírios, tão puros e capazes de florir campos enormes.


A Escola se guia pela razão e pela fé para divulgar a educação das virtudes humanas. E, assim, permitir que predominem os hábitos operativos bons e as atitudes firmes, que regulam nossos atos, ordenam nossas paixões e guiam nossa conduta.

Temos entre nossos valores: a ordem, a sinceridade, a solidariedade, a compreensão, a perseverança, a lealdade e a responsabilidade.


O Brasão é nosso passado, presente e futuro


O Brasão representa muito da nossa tradição. O símbolo carrega história e a luta de Maria Montessori por uma educação completamente respeitosa em relação à criança.

Mas, o brasão também representa nosso momento atual, daquilo que fazemos e vivemos diariamente dentro de sala de aula. E, representa ainda, o futuro, quando entre os ideais da escola está a vontade de criar adultos que pensem, aprendam, façam, avaliem e refaçam tudo de novo se for necessário.


A origem e o valor das virtudes


A Escola crê que existem razões de sobra para insistir na importância das virtudes. As

virtudes, sendo hábitos, começam a desenvolver-se desde o nascimento da criança.

Ensinar virtudes é também esperar florescer. É dar segurança e autonomia à criança, aguardando que, em alguma momento, ela será completamente capaz de atuar por si mesma e de responder aos desafios sociais.





Representações de cada parte do escudo


Cada cor e cada desenho do nosso Brasão representa uma virtude.


Branco – Significa a virtude teologal da . É acreditar em Deus e nos ensinamentos

de Jesus Cristo, embora a Escola não seja confessional, acreditamos que a fé é um ato pessoal, como livre resposta do homem a Deus que se revela. Mas é, ao mesmo tempo, um ato celestial, que se exprime na confissão: “Nós cremos”. Com efeito, é a Igreja que crê. Desse modo, com a graça do Espírito Santo, ela procede, gera e alimenta a fé de cada um. Por isso a Igreja é Mãe e Educadora.


Vermelho – Significa a virtude cardeal da Fortaleza. A fortaleza assegura a firmeza

nas dificuldades e a constância na procura do bem.


Verde – Significa a virtude teologal da Esperança. É a virtude pela qual nós

desejamos e esperamos de Deus a vida eterna como nossa felicidade, repondo nossa

confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos o auxílio da graça do Espírito Santo para

merecê-la e perseverar até o fim da vida terrena.


Flor-de-lis significa a inocência, a pureza e a candura. A pureza exige o pudor,

que, guardando a intimidade da pessoa, exprime a delicadeza da castidade e regula olhares e gestos em conformidade com a dignidade das pessoas e da comunhão.


Nosso brasão é parte do nosso trabalho de formar a consciência moral das crianças para que seja reta e verídica. Para nós, a escola é a continuação do lar. Como o lar é uma escola de virtudes, a Montessoriana tem a firmeza de fazer o bem todos os dias e vivenciar todas essas virtudes. E, por isso, carrega no peito seu brasão respeitado e cheio de valor.

1.546 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page