top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Qual a idade ideal para as crianças entrarem na escola montessoriana?



Quanto antes a criança começar a se familiarizar com o método Montessori melhor. Dessa forma, os ganhos acontecem mais rápido e os bons hábitos são introduzidos à medida que a criança começa a fazer a leitura de mundo.


Em relação, a Montessoriana Escola Infantil, nós optamos por dar início, mais ou menos, a partir de um ano e três meses, porque entendemos que nessa idade já existe uma maturidade para a separação da criança com a família.


A importância do agrupamento por idades diferentes


De acordo com Maria Montessori, a divisão de grupos de idades diferentes na hora de definir as turmas segue um plano de desenvolvimento cognitivo e psicossocial. Esse plano não é imutável, porém trata-se de uma organização que favorece o aprendizado das crianças.

A divisão que leva em consideração as idades diferentes avançam cognitivamente as crianças mais novas e mais velhas. Isso, porque os mais novos observam e ficam animados a conhecer o colega, e a dar o passo seguinte nas atividades que os mais velhos já realizam. Enquanto os alunos mais velhos aprendem a se sentir responsáveis e, por isso, e compartilham suas conquistas com os mais novo. As idades diferentes no grupo favorecem o senso de comunidade e eles aprendem a cuidarem uns dos outros.



Como são divididas as turmas na nossa Escola?


Infantil I

O principal objetivo é o desenvolvimento da linguagem oral, a motricidade ampla e a socialização. Com o ambiente preparado, atendendo às necessidades próprias da idade, a criança vai conviver com as suas primeiras experiências sensoriais. O aprendizado acontece no tempo de cada uma. E, além do ambiente cuidadosamente planejado, a criança tem oito profissionais à sua disposição: a professora regente, duas auxiliares, uma professora de arte, uma professora de literatura, uma professora de música, uma professora de psicomotricidade e uma nutricionista.


Infantil II

Nessa turma a criança encontra um acervo riquíssimo que possibilita o desenvolvimento harmonioso, principalmente na Educação Sensorial e na Vida Prática. O ambiente é harmonioso, com objetos reais, ordenados, que levam a criança a uma organização, favorecendo assim a independência. O acompanhamento pedagógico também se dá com o apoio de oito profissionais, distribuídos nas suas respectivas áreas: sala de aula, Arte, Música, Literatura, Psicomotricidade e Nutrição

Infantil III

Nesta fase, as atividades acontecem com a divisão de área de estudo mais específica. Oferecemos duas salas, que intercaladas durante a semana, possibilitam um enxoval riquíssimo. Os materiais científicos são explorados todos os dias e possuem qualidades senso-moto-perceptivas, possibilitando os conceitos de Matemática, Linguagem, Assuntos Culturais, Educação Sensorial e Vida Prática. As aulas complementares ainda fazem parte do currículo deste nível (Arte, Música, Literatura, Psicomotricidade e Nutrição).


Infantil IV

Trabalhando em duas salas científicas, a criança nesta fase encontra um refinamento na educação dos sentidos, ampliação do acervo cultural, desenvolvimento da mente matemática e aquisição das linguagens articulada e gráfica. Os exercícios de Vida Prática, acontecem, também, no Espaço Vida Prática, com idades agrupadas. Há uma cooperação de todos para a integração de cada um. As atividades complementares acontecem respeitando a livre escolha da criança.


Infantil V

Fase da culminância do nosso trabalho. Aqui colhemos os frutos de tudo que fora trabalhado anteriormente, porém, o ambiente é abastecido do conjunto completo de materiais Montessori, que possibilitarão o processo da leitura, da escrita e da estrutura lógica matemática. A vivência diária se dá em duas salas de aula, no Espaço Vida Prática (com idades agrupadas) e nas salas das atividades complementares, sendo estas atividades uma livre escolha da criança. É oferecido à criança oportunidades de vivências fora do ambiente escolar, através de excursões, aulas passeio, visitas a museus, exposições e outras formas de ampliar o acervo cultural.


Quer conhecer?

Nossa Escola está aberta para receber novos alunos e esperando você, com muito carinho, para vir nos conhecer!


Matrículas Abertas 2021 Endereço: SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF Telefones: (61) 3345-0445 / 3245-4443 WhatsApp - 61 98466-9936 Segunda à sexta - 8:00 - 18:00

1.796 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page