top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Por que escolher o Método Montessori?



Maria Montessori sempre enfatizou a importância da educação e do estímulo logo nos primeiros anos de vida da criança. Isso, porque a chamada primeira infância, que vai dos 0 ao 6 anos, são essenciais na formação de uma pessoa. É neste período que todos os tipos de habilidades – motoras, emocionais, sociais e artísticas – se desenvolvem com muito mais facilidade.

Mas, por que a educação Montessori é um diferencial?

A teoria Montessori trabalha com os Períodos Sensíveis do Desenvolvimento. Esses períodos influenciam qual habilidade a criança estará mais apta a desenvolver em cada idade e fase de exploração.

Assim, conhecendo esses períodos, a criança pode ser exposta as estímulos e experiências adequadas durante tais períodos e aprender com muito mais alegria e curiosidade, uma vez que, naquela fase específica, ela se sentirá muito mais interessada e propícia a desenvolver certas habilidades do que outras.

No Método Montessori, a criança aprende a aprender!

O que acontece, a partir disso, é que a criança aprecia o processo de aprendizagem, já que ela pode aprender o que ela, de fato, tem interesse naquela fase. Ela não precisa ser forçada a aprender habilidades que ainda não tem capacidade de entender, o que geraria frustrações e rejeições futuras aos aprendizados. É assim que adultos acabam criando aversão à aprender: quando foram forçados a um aprendizado na infância, sem que estivessem preparados.


E quais são os Períodos sensíveis das crianças?

Naturalmente, eles não tem uma definição exata de quando começam ou acabam. Os períodos se sobrepõem, mas é possível perceber quando a criança está deixando uma fase para entrar em outra. Os períodos são basicamente estes:

  • Movimento

  • Comportamento Social

  • Linguagem

  • Sentidos

  • Ordem e organização

  • Matemática

  • Sensibilidade Musical

  • Leitura e escrita

  • Relação com o espaço

  • higiene e desfralde

Cada período acontece em uma fase, de acordo com a idade:


É muito importante que a tabela sirva de guia para saber o que estimular na criança em cada fase, mas jamais ser seguida completamente à risca, ou você pode acabar não percebendo os limites da criança. Cada criança tem seu próprio ritmo e isso deve ser muito respeitado. Então, não se preocupe se ela demorar mais pra entrar em outra fase, apenas siga a criança e continue a estimular o seu interesse pelo mundo.


Esse é o grande diferencial do Método Montessori, conhecemos e confiamos na criança, ao mesmo tempo em que nos mantemos atentos para entender sua fases e permitir que ela desenvolva todas as suas capacidades. Sempre com muita felicidade!




519 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page