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  • Foto do escritorEscola Montessoriana

O início da Revolução Educacional



Quando Maria Montessori começou a pensar sobre como as crianças poderiam iniciar seu aprendizado, não tinha nenhuma das ideias fixas que os professores, em geral, possuíam, naquela época. Maria havia trabalhado com crianças com diversos tipos de deficiência. E a grande realidade daquele período é que elas eram colocadas em instituições com o objetivo de ficarem afastadas do resto da sociedade.


Na realidade, a maioria das pessoas acreditava que essas crianças não poderiam ser educadas, mas Montessori mostraria exatamente o contrário.


O Aparato didático


Muito incomodada em como as pessoas tratavam as crianças e já com ideias diferentes de ensino, Montessori substituiu os métodos tradicionais e desenvolveu materiais sensoriais para as crianças aprenderem pelos sentidos: tato, visão, olfato e audição.


O método de ensino utilizava formas geométricas chamativas, brilhantes e com cheiros diferentes, as experiências com o tato podiam ser ásperas ou macias. E, assim, trazendo possibilidades e tornando o aprendizado interessante para àquelas crianças, o método provou ser bem sucedido.


O método deu tão certo que esse conjunto de materiais ficou conhecido como "aparato didático” e Maria Montessori foi convidada a aplicar os seus ensinamentos também para outras crianças.


É importante lembrar que, nessa época, Montessori tinha 37 anos. Ela já era bastante conhecida como médica, conferencista e na luta pelos direitos da mulher.

Mas, mesmo com todas essas atividades, ela tornou-se internacionalmente famosa pelo trabalho com as crianças.


Maria Montessori se tornaria um dos principais nomes da história da educação moderna pelo resto de sua vida e até hoje.




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