top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

O BEBÊ MONTESSORI: Uma nova visão sobre o seu bebê



Desde os primeiros meses, os bebês já começam a entender a realidade ao seu redor. O primeiro ano de vida pelo viés montessoriano é cheio de oportunidades e de aprendizados para o bebê e para os pais.


Por isso, hoje, iniciaremos uma série de 3 textos sobre os bebês na perspectiva montessori. Todos os textos aqui serão baseados no livro: "O Bebê Montessori: guia para criar bebês com amor, respeito e compreensão" das autoras Simone Davies e Junnifa Uzodike e tem como objetivo ajudar os pais a encontrarem apoio nessa etapa e, principalmente, permitir que o bebê seja tratado muito além de um ser frágil, mas com uma nova perspectiva. Vamos conhecer essa nova visão?


Muito mais importante do que comprar as melhores roupas, os melhores brinquedos e toda modernidade disponível é focar em observar seu bebê. Isso significa descobrir quais as necessidades desse bebê, o que ele deseja aprender e como apoiá-lo.


"A partir do momento em que nascem, os bebês são aprendizes naturais. Não são receptáculos vazios a serem preenchidos. Eles observam tudo, comunicam-se com balbucios e choros diferentes e não param de se mexer."


Por isso, é tão importante que os pais aprendam a respeitar o ritmo natural do seu bebê e confiar cada vez mais na sua capacidade de explorar e aprender.


Os bebês devem ser tratados com suavidade, porém não como seres extremamente frágeis que devem ficar sempre cobertos. Eles precisam movimentar suas mãozinhas e seus pezinhos para conhecerem o espaço. Lembre-se que, nessa fase, eles estão absorvendo tudo, informações visuais, cheiros, a sensação do toque. Além disso, é nesse momento que eles começam a desenvolver a confiança em si e em seus cuidadores. E, para isso, eles não precisam de um excesso de coisas, mas de um espaço quentinho, um lugar para se alongar e se movimentar e muito carinho.


E, como os pais podem agir para ajudar no desenvolvimento do seu bebê montessori?


Abaixo, segue um quadro retirado do livro "O Bebê Montessori: guia para criar bebês com amor, respeito e compreensão que mostra possíveis mudanças de visão e de comportamento que os pais podem fazer na hora de observar e se conectar com seu bebê montessori:





No final de tudo isso, o sentimento principal que seu bebê montessori deverá sentir para se desenvolver com alegria é o de que é respeitado por seus pais, observado com amor e que tem espaço para ser ele mesmo.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário abaixo.





243 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page