top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Montessori tem Lição de Casa?

Atualizado: 8 de ago. de 2021



Somos acostumados com a escola tradicional que sempre incentiva a lição de casa. Mas, para Montessori, não existe lição de casa, pelo menos, NÃO da forma como conhecemos.


O que é, de fato, a LIÇÃO DE CASA?


Em geral, é aquela atividade, separada em disciplinas que a criança leva para realizar em casa. Isso, a Montessoriana Escola Infantil não faz.



Mas, por que não damos lição de casa?


Porque incentivamos o prazer de aprender com a Vida Prática. Muitas vezes, essas lições tiram um tempo precioso da criança viver os aprendizados diários dentro de casa. Além disso, acreditamos que a educação Montessori se faz a todo momento, é uma teoria de vida. Dessa forma, qualquer atividade que a criança faça, se ela faz com liberdade de escolha, concentração e os valores montessorianos, ela está desenvolvendo suas potencialidades.


Não somos contra a lição de casa, porque sabemos que podem ter muitos benefícios, mas acreditamos e incentivamos o aprendizado natural.


Mais importante do que pensar em lição de casa, é pensar em COMO a criança realiza qualquer atividade.


Para a teoria Montessoriana, o banho, o almoço, o vestir da roupa, ajudar a mamãe e o papai na cozinha, tudo isso é lição de casa.


Se a atividade é feita com atenção, paciência e amor, é isso que importa. A lição de casa não deve jamais ser motivo de estresse, preocupação e pressão à criança, mas sim uma atividade que traga interesse, curiosidade e prazer.


➡️ Você gosta que seus filhos tenham LIÇÃO DE CASA?

Responda nos comentários.




Nossa Escola está aberta para receber novos alunos e esperando você, com muito carinho, para vir nos conhecer!

Matrículas Abertas 2021

Endereço: SHC EQS 116/316 Bloco “C” 70.386-400 – Brasília – DF ​



530 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page