Maria Montessori via todas as crianças como pequenos cientistas. Toda criança nasce exploradora do mundo e o papel do adulto é observar e estimular em cada fase a curiosidade desses cientistas.
Quando a criança encontra uma atividade que realmente a interessa, a concentração é muito grande. Elas passam muito tempo sozinhas em torno daquela investigação. E essa concentração é natural da criança que sente liberdade de explorar.
Fases da exploração
Cada fase do crescimento é um período de viver novas experiências. Maria Montessori costumava dizer que “Em cada período da vida, uma individualidade acaba e outra nasce”. E dentro disso, a função do adulto é deixar o ambiente preparado para a criança se desenvolver.
A ciência
O Método científico é o conjunto das normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos. A pesquisa e a comprovação de um determinada hipótese devem seguir os passos do método científico. Assim, a criança naturalmente segue esses passos quando trabalha um objeto. Quando ela está investigando, ela faz hipótese com base naquilo que ela observa, elas testam as hipóteses durante a realização de alguma atividade experimental e tiram as conclusões a partir do que enxergam como resultado dos experimentos. Como pequenos cientistas, as crianças devem ter autonomia para criar as próprias teorias e fazerem as próprias descobertas.
Experiências científicas
As experiências científicas podem ser realizadas facilmente dentro de casa. Uma atividade interessante e que diverte muito as crianças é a “Afundar ou Fluturar”. Nessa atividade, as crianças percebem que alguns objetos afundam e outros flutuam e se torna muito divertido pesquisar porque isso acontece.
Materiais necessários:
Bacia
Objetos variados que possam ser molhados
Procedimentos:
Encha a bacia de água
Selecione objetos variados e coloque dentro da bacia
Peça para que a criança teste os objetos para ver quais afundam e quais flutuam.
Além de muito divertido, irá desenvolver ainda mais as habilidades exploratórias.
"A criança, ao aprender, segue as leis interiores da elaboração mental, e há uma troca direta entre ela e o ambiente.”
Maria Montessori
Comments