top of page
  • escolamontessoriana

Coronavírus: Como manter as atividades Montessori em casa durante o período sem aulas.

Atualizado: 14 de abr. de 2020




Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia por Coronavírus, as escolas suspenderam as aulas. Dessa forma, cientes do Decreto do GDF que fala das medidas para prevenção do Covid-19, a Montessoriana Escola Infantil também está com as aulas suspensas e seguindo todas as diretrizes.

O método Montessori vai muito além das atividades realizadas em sala de aula. Quando Maria Montessori criou o método, o objetivo era de estimular a autonomia e a independência da criança em qualquer espaço. Assim, mesmo nessa situação atípica, os pais podem aproveitar para realizar atividades montessori com as crianças dentro de casa.

Primeiramente, é importante explicar a situação para elas com honestidade, de maneira a não assustá-las. (Saiba mais sobre como tratar o tema com a criança aqui). Todos os materiais necessários são fáceis de ter em casa. A ideia é utilizar materiais como papéis, vidros, fitas, tinta, elementos da natureza e estimular a criatividade.

Lembre-se que essas atividades variam de acordo com a faixa etária da criança e o tempo de cada criança deve ser identificado e respeitado.


4 atividades Montessori para realizar em casa.


1.Circuito (a partir de 6 meses)

O circuito é ótimo para quem tem crianças pequenas em casa. Ele pode ser feito em qualquer idade. Delimite caminhos pela sala, pelo quarto, de um cômodo a outro da casa. Os limites do circuito podem ser feitos com almofadas ou com fitas adesivas. As crianças devem engatinhar ou caminhar por dentro do desse circuito, indo e voltando. Pode-se também colocar materiais ao longo do caminho para que as crianças sempre queiram continuar ou parem para tocar e perceber o material.



Fonte: Reprodução/Pinterest



2. Caixa sensorial (a partir de 2 anos)


Pegue uma caixa e coloque diferentes objetos dentro. Faça dois buracos para que as mãos da criança passem por eles. A ideia é que a criança deve colocar as mãos dentro da caixa e descobrir o que eles são. Certifique-se de colocar materiais que não possam machucar a criança para que ela possa explorar à vontade os aspectos sensoriais do objeto.



atividade montessori
Fonte: Reprodução/Pinterest


3. Contagem de prendedor de roupas


A depender da idade da criança, pegue uma quantidade de copos e enumere cada um. Coloque fita crepe embaixo e escreva o número do copo na fita. Depois, pegue vários prendedores de roupa e peça a criança para colocar a quantidade certa de prendedores em cada copo, de acordo com o número indicado embaixo do copo. Essa atividade ajuda a criança a desenvolver as habilidades matemáticas.



Fonte: Reprodução Youtube/Canal Flavia Calina

4. Separar peças de roupas


Essa é uma ótima atividade para o desenvolvimento da criança. Empilhe as roupas

sem ordem e peça para que a criança separe em pilhas diferentes. Cada pilha para um tipo de peça: uma de camisetas, uma de shorts, uma de calças e assim por diante. O objetivo dessa atividade é estimular a organização e o cuidado e aprender a diferenciar os objetos.



atividade montessori
Fonte: Reprodução/Pinterest


Essas e outras atividades ajudam a criança a entender que a casa pode ser uma extensão do que ela aprende na escola. Além de continuar o desenvolvimento delas, o importante nesse momento é manter as crianças dentro de casa. Estamos unidos para que possamos conter o vírus.


A Montessoriana Escola Infantil suspendeu as aulas por determinação do GDF. Para acompanhar as informações, acesse o nosso instagram @montessoriana_escolainfantil ou entre em contato pelos números 3345-0445 ou 3345-4443.

252 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page