top of page
  • Foto do escritorEscola Montessoriana

Como são as nossas salas de aula montessorianas?



As nossas salas de aula Montessorianas são baseadas nos chamados ambientes preparados. Isso significa que tudo ali é planejado para receber nossas crianças e estimular o desenvolvimento. Nossos ambientes são pensados em cada detalhe para promover o aprendizado.


Assim, nossa sala é planejada para que o potencial da criança seja aproveitado ao máximo. São salas preparadas pensando nas crianças, com uma visão toda voltada para elas. Por isso, o primeiro detalhe é que os móveis devem ter o tamanho das crianças. A mesa, a estante, as cadeiras, as prateleiras baixas, tudo é feito para que esteja ao alcance delas. Elas precisam se sentir confortáveis naquele espaço e evitar que fiquem tentando alcançar os objetos.





Aqui, na Montessoriana Escola Infantil, as salas são divididas por áreas de estudo. Assim, existe a sala de Linguagem, a sala de Matemática, etc. Durante dois dias da semana, as crianças trabalham na sala de Linguagem e de Educação Sensorial. Nos outros dois dias, elas realizam atividades na sala de Matemática e Assuntos Culturais, que corresponde à sala de Ciências, Geografia e História.


Aqui, trabalhamos ainda com aulas complementares de Arte, Música e Literatura e atividades de livre escolha.



O Ambiente para atividades de Vida Prática


A Montessoriana Escola Infantil tem uma sala de aula especial. Uma sala que temos muito orgulho e cuidamos com todo carinho. É um espaço para a criança desenvolver a coordenação motora, aprender e reconhecer os materiais do convívio diário e desenvolver o que chamamos de: Vida Prática.






Nesse espaço, a criança trabalha atividades do cotidiano, elas aprendem a cuidas das plantas, arrumar a cama, manter a casa limpa, utilizar objetos e tudo o que ela vai precisar para cuidar de si mesma, um dia. É realmente um espaço de amor, cuidado e desenvolvimento que as crianças adoram.




Nossas salas de aula possibilitam atividades individuais e grupais. E são feitas para que as crianças sejam as próprias administradoras do meio. É, assim, um ambiente de experimentação, em que as crianças se movimentam livremente.


E cuidamos de cada detalhe para receber novas crianças que anseiam aprender com liberdade e autonomia.




359 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page