top of page
  • escolamontessoriana

Materiais Montessorianos: benefícios e classificação

Os objetos utilizados na educação montessoriana ajudam a desenvolver o conhecimento e as habilidades das crianças. Em geral, o método trabalha com materiais manipulativos e sensoriais para promover o aprendizado por meio dos sentidos e da experimentação.

Cada tipo de material tem um objetivo e um benefício específico:




 

1. Materiais Sensoriais: Ajudam a desenvolver os 5 sentidos da criança: visão, olfato, audição, tato e paladar. Por exemplo, brinquedos que emitem som, como a Caixa de Rumores ou brinquedos de associação de formas ou cores.

 

2. Materias de Vida Prática: Ajudam a criança a realizar atividades do dia a dia. Por exemplo: Atividade de limpar migalhas na mesa com bandeja.

 

3. Materiais de linguagem: Permitem que a criança faça a associação de letras e desenvolva o aprendizado com jogos simbólicos. Por exemplo: Alfabeto móvel Montessori.

 

4. Materiais para Matemática: Nessa fase, a criança começa a não apenas reconhecer e diferenciar cores e objetos, mas a contabilizá-los. Por exemplo, a caixa com cartões de números.


 

5. Materiais de educação Cósmica: Nesta fase a criança já desenvolveu as outras capacidades. Assim, esse tipo de material montessoriano permite que ela relacione tudo o que aprendeu e associe outras disciplinas como Geografia e História; Arte e Música.

 

A Escola Montessoriana possui grandes parceiras em sua jornada de reproduzir o método e desenvolver tantas crianças. A Montessori Emporium é uma dessas parceiras.


A Montessori Emporium possui a missão de suprir escolas, professores e pais com produtos da mais alta qualidade desenhados e fabricados exclusivamente para ensinar crianças pelo Método Montessori. Eles oferecem produtos para as disciplinas de Biologia e Ciências, Geografia, Linguagem, Matemática, Sensorial e Vida Prática. Os produtos seguem os mais altos padrões de segurança em acordo com os padrões de EUA e Europa. O site divide os produtos por idade de 0 a 3 anos, 3 a 6 e 6 ou mais, de acordo com o método montessori.

Para conhecer os produtos, acesse o site ou também pelo instagram.

3.831 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page